Páginas

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Rádio Veritas: uma rádio católica com 1 milhão de ouvintes, 99% muçulmanos, no Bangladesh

Actualizado 17 de Fevereiro de 2014

AsiaNews/ReL

A rádio consegue chegar a lugares
onde o missionário não poderia pregar
No Bangladesh, um dos países mais islâmicos da Ásia, 99% dos ouvintes da emissora católica Rádio Veritas Ásia (RVA) é muçulmano.

E segundo uma sondagem desta rádio, os seus ouvintes dizem ter "uma vida melhor" desde que acompanham os programas.

Esta rádio realizou recentemente um "seminário de ouvintes" no centro pastoral de Rajshahi, dedicado aos seus seguidores. O padre Joyanto Rozario, director da edição bengali da Rádio Veritas Ásia, lidou ali com 175 pessoas que chegaram de todo o país, entusiastas da RVA.

Os fiéis a esta rádio apreciam os programas sobre problemas familiares, emancipação feminina, economia e espiritualidade.

A Rádio Veritas Ásia tem a sua base em Fairview (Quezon City, Filipinas), e pertence à Federação de Conferências Episcopais Asiáticas (Fabc).

Chamada também "a missionária da Ásia" e "a voz da cristandade asiática", a RVA tem estações em diversos países do continente.

A edição bengali está nas ondas desde há 33 anos, conta um milhão de ouvintes e é dirigida por Christian Communication Center.

É curioso que sendo uma rede católica, emite (segundo a agência AsiaNews) leituras de textos sagrados do hinduísmo, do budismo e do islão.

"O meu programa preferido (conta Faruk, um ouvinte muçulmano do Bangladesh) é Mohot Jibon (Grande vida), que vai em onda às segundas-feiras pela noite. Trata da vida e do trabalho de grandes personagens e são inspiração para mim. Ajuda-me a construir uma existência melhor".

Mas em geral, explica, "todos os programas são belos, pois falam de valores e de espiritualidade, características importantes para a formação do ser humano".

Escutando esta rádio (sublinha outro ouvinte, Wabaydullah Pintu) as pessoas sentem-se mais motivadas para ajudar a sociedade. E sobretudo nas áreas rurais a vida está mudando de modo positivo".


in


Sem comentários:

Enviar um comentário