Páginas

sexta-feira, 21 de março de 2014

A Colômbia retoma os diálogos de paz com as FARC em Havana

Os superiores religiosos do país, em assembleia, refletirão sobre as conversações em andamento


Roma, 20 de Março de 2014 (Zenit.org) Sergio Mora


O governo da Colômbia retoma hoje a terceira rodada de conversações de paz com o grupo guerrilheiro das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, as FARC. Em pauta, o complexo tema das drogas ilícitas, muito delicado para um movimento armado que se financiou com o dinheiro das plantações de coca. Uma delegação partiu ontem de Bogotá e chegou à capital cubana para o encontro.

O vigésimo ciclo de negociações terminou no último dia 6 de Março em meio a um clima tenso, devido a críticas recíprocas. O ciclo que começa agora também já está marcado pelo mal-estar provocado pela guerrilha, que recentemente sequestrou, torturou e assassinou dois policiais.

Por sua vez, o vice-presidente colombiano Angelino Garzón, afirmou, em uma carta aberta, que o comportamento das FARC "continua sendo contraditório, porque, enquanto falam de paz em Havana, assassinam humildes policiais na Colômbia". Garzón declarou ainda que, "se a guerrilha das FARC realmente quer uma mudança voltada para a paz, tem que demonstrar isso com fatos de paz e não de violência".

No próximo dia 24 de maio, a Colômbia vai às urnas. Óscar Iván Zuluaga, o candidato presidencial do partido do ex-presidente Álvaro Uribe, o Centro Democrático, pediu que o actual presidente Santos "suspenda de maneira imediata as negociações", afirmando que "só é possível negociar quando existe verdadeira vontade de paz".

Enquanto em Cuba se tenta avançar no acordo de paz, acontece nos dias 22 e 23 de Março a LIII Assembleia Geral Ordinária de Superiores Maiores de Religiosos. Eles reflectirão neste encontro sobre os diálogos e sobre o processo que vem se desenvolvendo em Havana.

De acordo com a convocatória, o congresso tem como tema “Betânia, lugar de humanização, fonte de reconciliação e de paz” e propõe analisar e reflectir sobre o compromisso de "ser activos protagonistas na construção de uma paz estável e duradoura".

Ao mesmo tempo, chega ao fim o ano jubilar do 450º aniversário de Bogotá, com a santa missa presidida na próxima segunda-feira, 24, pelo cardeal Rubén Salazar Gómez. Os festejos contarão com a presença da imagem do Senhor de Monserrat, que chega à capital colombiana neste sábado, 22 de Março, pela quinta vez em 394 anos. O povo rezará pedindo a Deus a graça da paz para a Colômbia.

O lema do encerramento do jubileu, de acordo com as informações da arquidiocese de Bogotá, é "Testemunhas do Amor de Cristo". Será apresentada uma intenção especial a cada dia, com diversas celebrações na catedral: neste sábado, 22 de Março, os fiéis serão convocados à reconciliação através do sacramento da confissão; à noite, haverá uma grande vigília de oração a cargo da Renovação Carismática Católica. No domingo, 23 de Março, a catedral será o cenário de uma jornada eucarística. Em todas as paróquias, na segunda-feira, dia 24 de Março, será celebrado o envio das testemunhas do amor de Cristo para evangelizar, no contexto da primeira etapa do Plano de Evangelização (Plano E), chamada de “Grande Giro”.

Sem comentários:

Enviar um comentário