Páginas

sábado, 29 de março de 2014

As duas últimas canções de John Lennon mostram a sua crescente proximidade com Deus

Yoko Ono ocultou estes temas porque eram demasiado cristãos 

John Lennon e Yoko Ono em 1980, o ano que ele foi assassinado...
Quando ia amadurecendo a sua necessidade de um Salvador
Actualizado 26 de Março de 2014

Javier de la Rosa / Mirada21.es

Muito se escreveu sobre o humor anticlerical ou anticristão do líder dos Beatles, mas a realidade dos factos é que 20 dias antes de ser assassinado e coincidindo com as duas últimas canções que compôs, John Lennon mostrava uma evidente e estreita relação com Deus.

O cantor morreu em 8 de Dezembro e em "Help me to help myself" (“Ajuda-me a ajudar-me”) gravada em 10 de Novembro e "You saved my soul" (“Tu salvaste a minha alma”) que data de 14 de Novembro, não só pedia ajuda “ao Senhor” mas sim assegurava que nunca se separou d’Ele.

Além disso, nelas mostra que o amor verdadeiro é o que o salvou de duas tentativas de suicídio.

Deixando o frívolo
Anos atrás o compositor tinha escrito que não acreditava em Jesus Cristo e inclusive afirmou que os Beatles eram tão importantes como ele; ainda que logo se retractou, não se sabe se por razões comerciais o por um verdadeiro convencimento.

Sem dúvida, a sua nova espiritualidade ficou patente não só pelas explícitas referências nestas canções mas sim pela reacção de Yoko Ono perante esta nova circunstância.

Segundo informa o crítico musical Julián Ruiz num artigo publicado no diário El Mundo e na web Plásticos y Decibelios, a sua companheira ocultou durante 30 anos essas últimas canções porque eram a confissão de “que nesses dias, Lennon tinha-se ´cristianizado´, inclusive queria ir à igreja.

"John entra por um caminho mau, equivocado", dizia Yoko Ono, à qual chamavam ´Mãe´.

Amor de Deus, não de homens
"You saved my soul", aparentemente uma canção de amor para Yoko revela-se como uma confissão de que o verdadeiro Amor foi quem salvou a sua alma e evitou duas tentativas de suicídio no passado. O cantor de Liverpool dá-lhe as graças por isso.

A ocultação da "Mãe" entende-se dado que a canção anterior não deixa lugar a ambiguidades o interpretações sobre o momento espiritual que vivia el compositor.

John Lennon em 30 de
Novembro de 1980, 8 dias
antes de ser assassinado,
com 40 anos
“Help me to help myself” é uma verdadeira oração penitencial com um misterioso carácter premonitório. Neste tema pede perdão para ele, pede ao "Senhor" que o ajude e expressa o duro que lhe era continuar vivo.

"O fundador dos Beatles não passava pelo seu melhor momento porque comprovava com desespero que nenhuma canção do seu último álbum, “Double Fantasy” tinha atraído o interesse dos críticos e menos do público em geral”, assegura Ruiz.

Noutra canção que Yoko não quis publicar, “Dear John” o fundador do legendário grupo expressa a consciência de que a sua carreira como compositor tinha terminado.

Unido a Deus, frente ao diabo
De volta a “Help me to help myself” podemos escutar como assinala que o anjo da destruição o continuava perseguindo por todas as partes, em clara referência ao diabo.

A canção está cheia de pedidos e diálogos com Deus, a quem para pedir-lhe ajuda, se dirige como "Senhor". Mas a sua adesão a Ele faz-se indubitável quando, no meio do panorama desolador no qual diz encontrar-se, afirma que, apesar de tudo, sabe no fundo do seu coração que nunca se separou d’Ele.

"Well, I tried so hard to stay alive/
But the angel of destruction keeps on houndin´ me all around/ But I know in my heart/
That we never really parted, Oh no".

["Bem, tentei tão duro manter-me vivo/
mas o anjo da destruição continha seguindo-me/ mas sei no meu coração/
que na realidade nunca nos separamos, oh no"]


Yoko Ono incluiu finalmente esta canção há uma década na reedição de um álbum.

Na segunda parte da canção, o afamado líder dos Beatles afirma que, no mais profundo do seu coração, nunca esteve satisfeito.

Depois pede ajuda a Deus dado que dizem d’Ele que ajuda os que querem ajudar-se. Lennon assegura que faz esse pedido com a esperança de que Deus será bom.

"They say the Lord helps those who helps themselves,/
So I´m asking this question in the hope that you´ll be kind/ ´Cause I know deep inside/ I was never satisfied".

[Dizem que o Senhor ajuda os que se ajudam/
assim que faço minha pergunta com esperança de que sejas amável/ porque sei que no profundo/
nunca estive satisfeito]


Muito poucas vozes que construíram a lenda do autor da considerada melhor canção da história fazem referência a este verdadeiro testamento espiritual.

São melodias e palavras que matizam seriamente a visão que o mundo tem do criador de "Imagine".

Letra e vídeo de "Help me to help myself" legendado em castelhano

Well, I tried so hard to stay alive
But the angel of destruction keeps on houndin´ me all around But I know in my heart
That we never really parted.. Oh no...

They say the lord helps those who helps themselves,
So I´m asking this question in the hope that you´ll be kind
´Cause I know deep inside
I was never satisfied, Oh no...

Lord, help me, Lord Lord help now
Please, help me, Lord, yeah, yeah Help me to help myself,
Help me to help myself.


Letra e vídeo de "Saved my soul"
"When I was lonely and scared I nearly fell for a TV preacher In a hotel room in Tokyo.
Oh, only you truly saved me from that suicide

Because all the things I die along with you. Remember the time
When I went to jump out of that apartment window On the west side of town of old New York.

Oh, only you saved me from that suicide Because of all my foolish pride
Well, if I could thank you, thank you For saving my soul with your true love".




in

Sem comentários:

Enviar um comentário