Páginas

terça-feira, 25 de março de 2014

Bispos do CELAM ao Santo Padre: "Ele tornou a Igreja mais amável"

A Direcção do Conselho Episcopal Latino-Americano envia carta ao pontífice por ocasião do seu primeiro aniversário de papado


Roma, 24 de Março de 2014 (Zenit.org)


Ao completar-se o primeiro aniversário da eleição do cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio como bispo de Roma e sucessor de São Pedro, os bispos que fazem parte dos quadros directivos do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), assim como os secretários gerais das conferências episcopais da América Latina e do Caribe, enviaram a Francisco uma mensagem de “felicitação, amor e fidelidade”.

De acordo com a agência Noticelam, os prelados latino-americanos e caribenhos manifestam na carta a sua proximidade e comunhão com o papa Francisco: "Queremos que Sua Santidade saiba que o mantemos muito presente em nosso coração, recordando as suas palavras dedicadas aos directores do CELAM no Brasil e reflectindo sobre as preciosas orientações oferecidas na sua exortação apostólica Evangelii Gaudium".

Os bispos também agradecem a Francisco por testemunhar a alegria do Evangelho e a ternura da infinita misericórdia de Deus: "...nos fez crer com mais alegria, amar com mais força, esperar com mais decisão". Além disso, "tornou a Igreja mais amável, pobre e para os pobres".

Com seus gestos de ternura e sabedoria, explicam os prelados, Francisco revitaliza a Igreja na América Latina e no Caribe, recordando que "Cristo e o Evangelho são tudo".

Prometendo a sua oração pelo papa, os bispos do CELAM também pedem do pontífice argentino uma prece pelos povos latino-americanos, “a fim de que sejamos, como Santa Maria de Guadalupe, autênticos discípulos missionários de Cristo”.

A missiva é assinada pelo presidente do CELAM, dom Carlos Aguiar Retes, e pelo secretário geral, dom Santiago Silva Retamales.

Sem comentários:

Enviar um comentário