Páginas

segunda-feira, 24 de março de 2014

Como explicar aos «católicos não praticantes» a missa? Umas cartas fazem-no uma maravilha

«Cartas entre o céu e a terra» (Voz de Papel) 

A imagem da Última Ceia, origem da Igreja e seus
sacramentos, subjugou pintores e cineastas
Actualizado 21 de Março de 2014

Gilberto Pérez/ReL

É por acaso necessário ir à missa para ser cristão? Se é assim, porquê? Ou dito de outro modo, que é a Eucaristia e que papel tem na vida do cristão?

Estas perguntas, características daqueles que se definem como "católicos não praticantes", dá origem às doze Cartas entre o céu e a terra onde o autor, o sacerdote Ricardo Reyes Castillo, oferece de um modo simples e novo a sua resposta.

Desde a editoria (Voz de Papel) assinala-se que este livro não é um tratado de teologia. "Em linguagem acessível e através de episódios da vida pessoal e passagens bíblicas, explica-se a celebração eucarística como um acto de culto em íntima relação com a vida quotidiana e máxima expressão, além disso, da beleza de Deus", lê-se na capa da obra que acaba de fazer a sua aparição nas livrarias espanholas.

Explicá-lo a um "católico não praticante"
O livro nasce da solicitação de um amigo do autor que se define a si mesmo «católico não praticante», de que lhe explicasse porque é necessário para a vida do cristão participar na missa.

"A questão não é banal se temos em conta como se vive já, desde há muitos anos, a religião em geral e, de modo particular, o cristianismo", explica Reyes Castillo no prólogo referindo-se à razão que no Ocidente, e especialmente na Europa, se está vivendo um progressivo e massivo afastamento da fé e da Igreja católica, uma descristianização que não parece querer deter-se.

"Frente a esta situação sinto que responder à pergunta do meu amigo tem um valor extremo", explica o sacerdote, pertencente ao Caminho Neocatecumenal.

Não consiste em... Consiste em...
O livro, pois, não consiste numa análise histórico-científica desta questão transcendental, mas sim afronta-la a partir da constatação concreta do mal-estar existencial que caracteriza o homem de hoje, e da consciência que, em tal situação, clama por uma grande necessidade de espiritualidade.

Não se trata, tampouco (comenta o sacerdote), de um ensaio teológico sobre a missa, mas sim antes a tentativa de introduzir o leitor, com simplicidade, no conteúdo e a harmonia da celebração litúrgica para persuadi-lo da necessidade de entender e viver autenticamente a Eucaristia.

Fazer simples o complexo
O desafio que aceitou, confessa o autor, foi o de ver "se é possível fazer simples aquilo que parece complexo; traduzir na linguagem de todos os dias a beleza do Deus que está próximo". É talvez esta uma das razões pelas quais em somente uns poucos dias no mercado, o libro se perfila como um êxito de vendas.

Para conseguir que o que à primeira vista parece complexo se veja simples, Ricardo Reyes usou episódios ligados à sua experiência pessoal, introduziu, comentando-as, várias passagens da Bíblia, dando-lhes uma leitura em linha com a doutrina e a tradição cristã para evidenciar a sua actualidade e o seu valor. A todo isto acrescentou diversas notas que servem de fundamento àquilo que escreve e como instrumento de aprofundamento para quem quiser fazê-lo. 

O autor das Cartas...
O autor de Cartas entre o céu e a terra é Ricardo Reyes Castillo (França, 1974), que é sacerdote da diocese de Roma desde 2003.

Reyes é um destacado especialista em sacramentos e liturgia na Igreja: obteve o seu doutoramento em Sagrada Liturgia no Pontifício Instituto Litúrgico de San Anselmo com a tese A unidade no pensamento litúrgico de Joseph Ratzinger, editado pela BAC).

O sacerdote, de pais panamenses, actualmente exerce o seu ministério pastoral na paróquia romana de San Basílio.
FICHA TÉCNICA
COMPRA ONLINE
Título:Cartas entre o céu e a terra Ocio Hispano
Autor: Ricardo Reyes Castillo
Editora: Voz de papel
Páginas: 187 páginas
Preço:  16,99 euros



in


Sem comentários:

Enviar um comentário