Páginas

sexta-feira, 28 de março de 2014

E quinze séculos, São Bento chegou à Tailândia… Desde o Vietname comunista!

Actualizado 24 de Março de 2014

AsiaNews / ReL 

O bispo de Chiang Mai no acolhimento
aos beneditinos vietnamitas que
se instalam na Tailândia
Pela primeira vez na Tailândia, chamada a "Terra do Sorriso", cria-se um mosteiro de monges católicos.

Neste país já havia congregações de clausura femininas (7 mosteiros de clarissas e carmelitas), e congregações masculinas ligadas ao ensino, mas com a criação de um mosteiro beneditino masculino, pela primeira vez a vida do monge católico se viverá no país.

De facto, estes beneditinos não são tailandeses mas sim que chegaram do Vietname: o governo comunista vietnamita limita muito a criação de comunidades católicas, e o Vietname já conta com 3 mosteiros beneditinos repletos, assim exporta as suas numerosas vocações.

A Tailândia tem uns 66 milhões de habitantes, 95% deles são budistas. Os católicos não chegam aos 300.000 (menos de 0,5% da população), organizados em 10 dioceses e 430 paróquias.

O bispo da diocese de Chiang Mai, Francis Xavier Vira Arpodratana, está cheio de entusiasmo porque a Igreja católica tailandesa tem o seu primeiro mosteiro no país.

O mosteiro encontra-se na zona periférica da cidade de Chiang Mai, no norte da Tailândia. Dispõe de 10 células para os monges, 8 habitações para a hospedaria e uma capela no piso térreo.

A vida dos 5 monges, todos originários do Vietname (incluindo o abade Stephan, que se retirou pela idade e decidiu ir viver para a nova fundação tailandesa) continua a antiga regra de São Bento, alternando momentos de oração com o trabalho da cultivação do milho, arroz e árvores de fruta.

A importância da fundação beneditina, além de expressar um florescimento e vivacidade da Igreja vietnamita, representa um primeiro concreto gesto de "nova evangelização", no sentido que se põe em primeiro lugar, não tanto uma obra educativa ou de sustém social, quanto que representa o fundamento também da religião budista, ou seja a vida monástica e contemplativa.

Os tailandeses estão acostumados a ver monges budistas: também aos seus olhos, o monge é, sobretudo, um "homem de Deus", que se dedica à oração e à meditação.


in

Sem comentários:

Enviar um comentário