Páginas

quarta-feira, 26 de março de 2014

Novo superior geral dos Salesianos é espanhol

Ángel Fernandez substitui Don Pascual Chávez que exerceu a função durante doze anos. É o décimo sucessor de Dom Bosco


Madrid, 26 de Março de 2014 (Zenit.org) Ivan de Vargas


No decorrer do 27°Capítulo Geral da ordem, o padre Ángel  Férnandez Artime foi eleito, na manhã desta terça-feira, o novo Reitor-Mor da Congregação Salesiana, por um período de seis anos. A eleição ocorreu às 10:20 (hora local) no primeiro escrutínio. O padre espanhol torna-se assim o décimo sucessor de Dom Bosco. Férnandez substitui o mexicano Pascual Chávez, que exerceu a função durante doze anos, limite máximo estabelecido pela Constituição.

Seguindo os ritos habituais, após a designação do novo superior geral, seu antecessor  perguntou se ele aceitava a nomeação: "Está chamado portanto não a conformar-se com o Reitor-Mor, nem com o Pe. Vecchi, nem com o Pe. Viganó: é o Sucessor de Dom Bosco, não do P. Chávez. Em nome, pois, da Assembleia Capitular, pergunto-lhe se aceita”.

"Hoje sim é que eu preciso falar em espanhol", brincou Pe. Ángel. E acrescentou: “Abandono-me a Deus, e peçamos a Dom Bosco e a Maria Auxiliadora que nos acompanhem e me acompanhem, na fraternidade dos salesianos e com a Congregação. Com fé, aceito”.

Breve biografia
O espanhol Pe. Ángel Fernández Artime nasceu em 1960 em Luanco-Gozon, Astúrias. Com 18 anos fez sua primeira profissão e os votos perpétuos em 1984. Foi ordenado sacerdote com 26 anos. Tem licenciatura em Filosofia e Pedagogia.
Foi membro da comissão técnica que preparou o 26º Capítulo Geral. Em 2009, foi nomeado Inspector da Inspectoria Argentina Sul, em virtude do seu papel também teve a oportunidade de conhecer e colaborar pessoalmente com o então Arcebispo de Buenos Aires, Cardeal Jorge Mario Bergoglio.

No dia 23 de Dezembro fora nomeado Superior da nova Inspectoria da ‘Espanha Mediterrânea’, dedicada a Maria Auxiliadora, encargo que não poderá mais assumir, devendo agora desempenhar o Ministério de Pai para toda a Família Salesiana.

(Trad.:MEM)

Sem comentários:

Enviar um comentário