Páginas

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Iraque rumo às eleições

O bispo caldeu, Dom Warduni apela aos cidadãos para irem às urnas e eleger pessoas que têm no coração o bem do país


Roma, 29 de Abril de 2014 (Zenit.org)


Restabelecer a paz no país. Esta é a esperança de Dom Shelimon Warduni, bispo auxiliar caldeu de Bagdad, expressada poucas horas antes da abertura das urnas para as primeiras eleições presidenciais no Iraque desde a retirada das tropas norte-americanas em 2011.

"A primeira coisa, a mais importante é a paz - disse o prelado à Misna -. As novas instituições iraquianas devem se esforçar para restaurar a estabilidade e a segurança neste país que tem sido provado por anos."

O religioso admite que "as pessoas não aguentam mais” por causa dos "ataques terroristas e da violência quotidiana". Dom Warduni, que também é presidente da Caritas local, acrescentou: "Todos nós, líderes de igrejas e congregações religiosas insistimos com os fiéis para que eles compareçam em massa às urnas amanhã, porque este é um direito deles, e é a única maneira de fazer ouvir suas vozes”.

Voz de uma "maioria silenciosa" e inter-confessional, composta por xiitas, sunitas, cristãos, curdos e turcomanos, que juntos "querem viver em paz uns com os outros, como fizeram durante séculos e continuariam a fazer se não fossem continuamente provocados e instigados”.

O bispo condena as "forças sectárias, partidárias, que agem com base em apetites económicos e contra o povo". Ele acredita que é "importante eleger pessoas que agirão para o bem do país e não por quaisquer interesses individuais ou de partido”.

Não faltam desafios sociais que o novo governo deverá enfrentar. "Infraestrutura, diversificação da economia e a reorganização das forças armadas - disse o bispo caldeu -. Só para citar alguns pontos cruciais e urgentes para a reconstrução da casa destruída".

(Trad.:MEM)

Sem comentários:

Enviar um comentário