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quarta-feira, 30 de abril de 2014

Maternidade e compromisso «para toda a vida», num vídeo comercial com polémica absurda

O «salto quântico» que introduzem os filhos 

Toda a mãe tem uma vida por detrás, mas que muda
quando aparecem os filhos.
Actualizado 22 de Abril de 2014

ReL

Talvez não era a intenção dos autores, mas assim resulta do seu visionamento. Em 2010 a cadeia britânica de grandes armazéns John Lewis, que oferece produtos de toda a classe para o lar, investiu nada menos que 6 milhões de libras na produção de um comercial que apoiasse um lema: "Nosso compromisso contigo para toda a vida", dado que a empresa foi fundada em 1864.

Como protagonista do spot escolheu a vida de uma mulher (interpretada por nove actrizes diferentes) desde o seu nascimento até à sua velhice, ainda que dentro de uma mesma época, a actual.

Uma continuidade onde se aprecia um grande "salto quântico": no momento no qual se converte em mãe, a jovem (logo adulta e avó) coloca os seus filhos no centro da sua vida, e logo os filhos dos seus filhos.

O vídeo, que foi viral na rede, gerou também polémica.

Por um lado, a música escolhida não foi do agrado de todos, pois muitos a consideraram "reducionista". Trata-se de uma canção que cantou Billy Joel em 1977 (She´s always a woman, interpretada aqui por Fyfe Dangerfield, do grupo Guillemots), a qual, como a célebre She de Charles Aznavour de 1974 (que logo utilizou Elvis Costello na película de 1999 Notting Hill, com Julia Roberts e Hugh Grant), vai na linha do amor à mulher nas suas contradições e imperfeições.

Por outro lado, os fanáticos da ideologia de género entenderam que oferecia uma visão "convencional" da mulher... Precisamente porque o protagonista do spot era o lar (o lar dos teus pais quando és filha, o teu lar quando és mãe), a mulher como seu centro, e palavras como "compromisso [commitment]" e "toda a vida [lifelong]" associadas a ambos.

O certo é que uma empresa como John Lewis (tal como qualquer outra cadeia de produtos variados de grande consumo para a vida quotidiana) tem que reflectir nos seus anúncios momentos e padrões facilmente reconhecíveis por milhões de pessoas, e com os quais se possam identificar. Lamentavelmente para alguns desses fanáticos, a família tradicional é o principal deles...




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