Páginas

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Monsenhor Andreatta: as canonizações são um evento histórico para Roma e o mundo

O vice-presidente da Obra Romana de Peregrinações explica alguns detalhes sobre os preparativos da celebração deste domingo


Roma, 23 de Abril de 2014 (Zenit.org)


Centenas de milhares de pessoas estão indo a Roma para experimentar em primeira mão um grande evento para a história da Igreja. Neste domingo, 27 de Abril, dois papas, João XXIII e João Paulo II, serão proclamados santos.

Embora seja muito difícil calcular o número exacto de pessoas que chegarão a Roma nestes dias, no briefing acontecido na manhã de hoje no Vicariato de Roma, actualizaram-se as previsões. Só da Polónia chegarão à cidade eterna mais de mil ónibus, enquanto que as autoridades da cidade preparam as medidas de hospedagem e segurança, com base no fluxo.

Monsenhor Libério Andreatta, vice-presidente da Obra Romana de Peregrinações, diante das insistentes perguntas dos jornalistas sobre os números de assistentes respondeu “até um milhão estamos preparados!”

Embora realmente não haja um número preciso, como também esclareceu Mauro Pucci do Departamento de coordenação de projectos especiais de Roma Capital, que citou 1.700 ónibus da Polónia, 58 aviões e 5 trens, mais um barco de Barcelona, porém acrescenta: “É evidente que nós estamos nos preparando, como já o fizemos, para modular as forças em função do número, porque aqui está um pouco o ponto desse assunto. No sentido de que não temos um número definido, justamente porque o acesso à praça de São Pedro é livre, e é justo, realmente eu também acho que tenha que ser assim, e temos também (no exacto momento) uma quantidade de reservas que não correspondem com o número das presenças não estimadas, mas anunciadas e definidas nos países de origem”.

A acolhida realizada pela ORP preparou 19 telas gigantes para que os fieis acompanhem a missa de canonização em Roma e em Milão. Já colocaram 3 na Via dos Foros imperiais e outras 16 serão instaladas no dia 25 de Abril incluindo o aeroporto de Fiumicino e a praça do Duomo de Milão. Na praça Navona haverá uma tela em língua inglesa e outra no idioma francês na praça Farnese. Até segunda-feira, 28 de Abril, transmitirão imagens e notícias sobre os dois futuros Papas santos em seis idiomas, além de informação útil para os peregrinos.

Espera-se também que para o domingo 27, haja 100 pessoas da ORP à disposição dos turistas para qualquer tipo de informação em vários idiomas, assim como 550 voluntários de associações católicas, enquanto que 8 ónibus, desde as 5 da manhã distribuirão ao redor da praça 200 sacerdotes e diáconos para a distribuição da Eucaristia. 5.000 sacerdotes romanos e 200 seminaristas de Roma e de Bérgamo participarão da cerimónia.

Monsenhor Libero Andreatta falou de um evento histórico "que nunca na história de Roma e nunca na história do mundo aconteceu: dois Papa santos e dois Papas vivos que os conheceram. Imagino a emoção do Papa Francisco e do Papa Bento nesse altar dessa Basílica onde Bento viveu o evento como Papa e hoje pode, junto com o Papa Francisco, viver este grande evento”. Com esta afirmação, têm-se despertado novamente as expectativas de ver neste domingo o Papa emérito, apesar de que ontem o padre Lombardi, porta-voz da Santa Sé, disse que tínhamos que esperar até o domingo.

Por outro lado, haverá um grande plano de segurança e transportes realizado também pela Prefeitura de Roma que já começou a limpeza e mantimento excepcional da cidade, a organização dos Fóruns Imperiais - um dos quatro pontos de máxima afluência de peregrinos junto com a praça Farnese, Praça Navona e Praça Santa Maria Maggiore.

O metro vai funcionar continuamente desde o dia 26 ao 28 de Abril, úteis 4326 lugares para ónibus, 14 pontos médicos e 2.630 da protecção civil que se unirão aos aproximadamente 2.000 agentes de polícia em actividade a cada dia do 25 ao 28 de Abril. Haverá áreas abertas com cordões e fechadas a partir das 19h do 26 de Abril.

Por outro lado, a Internet terá sua parcela de utilidade nesta semana especial. Criou-se um aplicativo gratuito para smarthphone “Santo Subito” em 4 línguas, com notícias, mapas, percursos, calendário com os eventos programados e livro litúrgico da cerimónia.

[Trad.TS]

Sem comentários:

Enviar um comentário