Páginas

sábado, 31 de maio de 2014

Francisco encontrará amanhã 500 crianças em risco de abandono e evasão escolar

Iniciativa promovida pelo "Pátio dos Gentios", em colaboração com o grupo FS Italiane. As crianças visitarão São Pedro e o Coliseu


Roma, 30 de Maio de 2014 (Zenit.org)


O evento será realizado amanhã, sábado, 31 de Maio, promovido pelo "Pátio dos Gentios", uma iniciativa do Conselho Pontifício para a Cultura, para o "Pátio das Crianças". Das 9h30 às 15 (horário local) quinhentas crianças entre 9-10 anos, provenientes de escolas dos subúrbios de Nápoles e Roma visitarão a Basílica de São Pedro antes de encontrar o Papa Francisco. O evento chamado novamente de "Trem das Crianças" vai levar os alunos até a Santa Sé através da ferrovia do Estado do Vaticano, em um trem Frecciargento, disponibilizado pelo Grupo FS Italiane.

Depois de cumprimentar o Papa, as crianças visitarão o Coliseu com Busitalia. Chegarão ao Anfiteatro Flaviano graças à colaboração das Ferrovias Italianas, que fornecerão uma frota de ónibus da empresa Busitalia Sita Nord.

A iniciativa, além de organizada pelo "Pátio dos Gentios" é apoiada pela Direcção-Geral para o Estudante, integração, participação e comunicação do Ministério da Educação, Universidade e Pesquisa,
com os quais foram identificadas seis escolas de Nápoles e duas de Roma onde há um alto risco de abandono e evasão escolar.

Nos meses anteriores, foi desenvolvido um programa "cultural" sobre as catacumbas de San Gennaro em Nápoles e Priscila em Roma, graças ao apoio da "Fondazione com il Sud" e a associação "L`altra Napoli". Esta "pedagogia cultural" tornou possível transmitir mensagens fortes humana e espiritual para crianças que, infelizmente, por causa de sua posição social e tenra idade são, na maioria das vezes, totalmente inconscientes.

"O desejo de crescer saudáveis e serenos, apesar de uma vida curta e difícil, essas crianças não perderam", graças à música, grande meio de comunicação e de resgate cultural e social, que acolhendo os ânimos mais inertes, tem sido capaz de capturar com suas "notas" essas crianças. Junto com a orquestra Sanitansamble del Rione Sanità, as crianças planearam uma emocionante surpresa para o papa Francisco.

Portanto, o "Pátio das crianças" nasce com o objectivo de proporcionar aos mais vulneráveis ​​da sociedade, ferramentas culturais para o crescimento humano, para sair da situação de degradação e miséria.

(Trad.:MEM)

Sem comentários:

Enviar um comentário