Páginas

terça-feira, 27 de maio de 2014

Moscovo: Concerto ecuménico pelo V aniversário da eleição do Patriarca Cirillo

O Coro da Capela Sistina e o Sinodal de Moscovo apresentam músicas tradicionais da Igreja Católica e da Ortodoxa. O coro russo estará em Roma para a festa de São Pedro e São Paulo


Roma, 27 de Maio de 2014 (Zenit.org) Sergio Mora


O coro da Capela Musical Pontifícia Sistina realiza nesta terça à noite, junto com o Coro Sinodal de Moscovo, um concerto de música sacra em homenagem ao V aniversário da eleição do Patriarca Cirillo. O concerto que será realizado no Kremlin, no Palácio do Arsenal, foi organizado pelo Patriarcado de Moscovo e inclui músicas de tradição ortodoxa e católica.

O coro da ‘Sistina’, que partiu neste sábado (24), está realizando um tour pela Rússia, que inclui algumas apresentações conjuntas com o Sinodal de Moscovo. O concerto é dirigido em alguns momentos pelo maestro da Sistina, Monsenhor Massimo Palombella e em outros pelo director do coro Sinodal, Aleksej Puzakov.

Pouco antes de partir, ZENIT falou com o maestro Palombella, que reiterou a importância ecuménica da iniciativa: "Nos apresentamos em Londres, no ano passado, com o Coro Anglicano da Abadia de Westminster e com o Coro luterano de Leipzig, por sua vez, ambos cantaram também em Roma. O Coro Anglicano se apresentou em 2012, na Basílica de São Paulo, por ocasião da Solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo e, em seguida, veio o coro alemão". Palombella acrescentou que durante esta viagem serão realizadas práticas conjuntas "tendo em vista o próximo 29 de Junho, quando eles cantarão na Celebração Eucarística celebrada pelo Papa Francisco por ocasião da Solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo".

Em comunicado da assessoria de imprensa do Vaticano informa: domingo à noite (24) haverá o concerto de 'elevação espiritual' na catedral católica da Imaculada Conceição da Virgem Maria,em Moscovo, no itinerário das celebrações do ano litúrgico.

Entre as músicas destaca-se: Nos Autem; Ad Te Levavi, de Palestrina; o Glória ex Missa Papae Marcelli, de Palestrina; o Benedictus, de Perosi; o Improperium, de Lasso; Christus Factus Est (gregoriano); Popule Meus, de Palestrina; Stabat Mater, do mesmo autor.

O Coro Sinodal do Patriarcado de Moscovo estará em Roma dias 28 e 29 de Junho para cantar com o coro da 'Sistina' no concerto Ut unum sint, tradição musical dos dois pulmões da Igreja, oriental e ocidental.

(Trad.:MEM)

Sem comentários:

Enviar um comentário