Páginas

sábado, 24 de maio de 2014

Na estrada bíblica do rio Jordão

O engenheiro Rustom Mkhjian fala sobre a preservação dos lugares sagrados e a expectativa pela visita papal


Amán, 23 de Maio de 2014 (Zenit.org) Junno Arocho


“Ahlan Wa Sahlan! Bem-vindos ao descobrimento arqueológico mais baixo da Terra, 385 metros abaixo do nível do mar, mas mais perto do céu". Este foi o sentimento do engenheiro Rustom Mkhjian, director da Comissão da Jordânia que supervisiona o local onde Jesus foi baptizado.

Trabalhadores locais estão trabalhando freneticamente para concluir os preparativos para a visita Papa Francisco", que começa com uma parada no Reino Hachemita da Jordânia. Mkhjian, que esteve presente em todas as visitas papais desde João Paulo II ao Rio Jordão em 2000, explicou com entusiasmo a importância de preservar o local como um lugar de peregrinação para todos.

O local tem um significado especial para as três religiões monoteístas, não só é o lugar onde Jesus Cristo foi baptizado por São João Baptista, mas também fica próximo ao local onde a Escritura afirma que o profeta Elias subiu ao céu. Ao redor da área estão as ruínas de cinco igrejas diferentes, uma construída sobre a outra para marcar o local sagrado. Devido aos terremotos que atingiram a região ao longo dos séculos, tudo o que resta são as marcas da basílica original e várias áreas que foram escavadas, revelando o mármore e as pedras das igrejas anteriores.

"Essa é a grande questão! Por que os cristãos insistem em construir suas igrejas aqui, desafiando as forças da natureza? Porque, de acordo com a Bíblia, os peregrinos que vêm e as descobertas arqueológicas, este é o local onde o cristianismo começou a se espalhar por todo o mundo”.

Os restos deste local são frágeis, no entanto, Mkhjian explica que os problemas de segurança acabaram e os locais estão protegidos e preservados, ele espera que os cristãos tenham permissão para baptizar no mesmo lugar onde Jesus foi baptizado.

Em relação a visita do Papa no sábado, Mkhjian destacou que é muito significativo, a visita de todos os chefes de igrejas são importante para todos os jordanos. "Aqui a falecida Majestade [Rei Hussein] disse uma coisa importante: "o património pertence à humanidade. "Este local pertence a vocês, a todo mundo na terra. Mas os jordanos devem protegê-lo bem, na esperança de construir pontes de paz e amor para a humanidade".

Durante a visita de Bento XVI à Jordânia em 2008, Mkhjian teve o privilégio de acompanhar o Papa Emérito. Ele disse que falou ao Santo Padre sobre o seu compromisso em preservar o local, como Jesus e João.

"Queremos que as pessoas experimentem deste acontecimento sagrado. Nós não estamos falando de turismo!" - exclamou. “Muitos lugares sagrados perderam o seu significado. Nós não queremos um local turístico, mas sim um local de peregrinação. Sua Santidade o Papa Francisco está chegando como peregrino para visitar o local onde Jesus foi baptizado e o cristianismo começou”.

O Santo Padre, que também deve se reunir com um grupo de refugiados perto do rio Jordão, é um outro aspecto que destaca a humanidade do Papa para com os mais sofredores. A Jordânia que é cercada por áreas de conflito, como a Síria e a Palestina, recebeu milhares de refugiados que fogem da violência em seus países de origem.

Mkhjian acredita que a visita ressaltará uma mensagem crucial para alcançar a unidade no Oriente Médio. "Nós, cristãos e muçulmanos, vivemos aqui em harmonia, desde que o Islão chegou aqui". Embora 95% da população seja muçulmana, jordanos viveram por séculos em paz com os cristãos, fato que leva a esperança de uma solução pacífica para os conflitos ao redor do mundo.

Este local nunca teria sido aberto para a humanidade se tivesse ficado como uma área militar fechada, se não tivéssemos assinado o tratado de paz com Israel. Devido a esse tratado de paz, escavações e a preservação do local, foram realizadas grandes descobertas sobre as igrejas subterrâneas nos locais eremitas que cercam a área.

"Considero a área do monte de Elias até o lugar onde Jesus foi baptizado, o maior mosteiro aberto na terra", disse ele com um sorriso. "Então, Ahlan Wa Sahlan, sejam bem-vindos (aqui) mais uma vez".

(Trad.MEM)

Sem comentários:

Enviar um comentário