Páginas

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Católicos, protestantes e ortodoxos unem-se numa semana de oração por causa da visita papal

Actualizado 15 de Maio sw2014

OMPress 

Peregrinos no Santo Sepulcro
Esta quinta-feira começaram em Jerusalém nove dias de oração, como preparação para a chegada do Papa Francisco à Terra Santa. Com este motivo, as Igrejas e as comunidades cristãs de Jerusalém prepararam-se, de 14 a 22 de Maio, para apoiar espiritualmente a peregrinação e o encontro do Papa Francisco com o Patriarca Bartolomeu na Cidade Santa, em 25 e 26 de Maio de 2014.

Esta reunião tem lugar cinquenta anos depois do histórico encontro do Papa Paulo VI e o Patriarca Atenágoras em Jerusalém, que marcou um novo e positivo começo na relação entre os ortodoxos e as igrejas católicas.

Os nove dias de preparação consistem na oração individual e comunitária nos lugares Santos, jejum, adoração e boas obras. A oração comunitária se levará a cabo por turnos nas diferentes igrejas da Cidade Santa, e todas as demais comunidades cristãs estão convidadas a unir-se.

Esta iniciativa começa hoje às 15,00 h. com a oração de veneração da Santa Cruz na Capela Ortodoxa Grega no Gólgota e com as vésperas na Capela ortodoxa etíope de São Miguel.

Amanhã a jornada de oração dedicar-se-á à adoração do Santíssimo Sacramento nas igrejas onde se guarda o Santíssimo Sacramento e, além disso, terá lugar uma Via Crucis seguida de adoração no Patriarcado Arménio Católico, a quarta estação da Via Crucis tradicional que percorre Jerusalém.

Na sexta-feira será o dia da oração pela unidade dos cristãos, com uma oração na Igreja Luterana do Redentor.

O sábado estará dedicado ao jejum e à Veneração da Cruz na Igreja Ortodoxa Copta de Santa Elena na nona estação da Via Crucis. Esta jornada finalizará com o rezar do Santo Rosário seguido de misa na igreja católica síria de Santo Tomás.

No dia seguinte, domingo 18 de Maio, terá lugar a Adoração do Santíssimo Corpo e Sangue de Nosso Senhor na Igreja de Nossa Senhora do Espasmo, quarta estação da Via Crucis. As vésperas, seguidas de Adoração, celebrar-se-ão na Igreja Católica Latina de São Salvador.

A segunda-feira será o dia dedicado à oração pela comunidade cristã e a unidade; a visita a um familiar ou amigo, a uma pessoa doente, ou a alguém necessitado; e uma oração extraordinária pela unidade na Igreja ortodoxa síria de São Marcos.

Outro dia que se dedicará ao jejum será a terça-feira dia 20. Além disso, rezar-se-ão as Vésperas na Catedral Arménia de Santiago e na Igreja Ortodoxa Copta de Santo António.

A quarta-feira estará dedicada à Adoração do Santíssimo Corpo e Sangue de Nosso Senhor com Vésperas e Via Crucis na Catedral Anglicana de São Jorge.

Por outro lado, e por causa desta peregrinação que o Santo Padre Francisco realizará à Terra Santa em finais deste mês, a missionária comboniana Teresa Yago, natural de Alfambra, Teruel, manifesta desde o Centro de Espiritualidade Comboni em Jerusalém que, “desde que se anunciou esta peregrinação houve de tudo. Creio que a expectativa é muito diferente entre os vários sectores ou grupos de pessoas, para os cristãos certamente é uma grande alegria. A maioria das pessoas com as quais trabalho são muçulmanos, portanto, eles não se manifestam mas para os cristãos da Terra Santa é uma oportunidade para que venha à luz o que eles vivem, ao mesmo tempo é um estímulo para crescer na fé e sentir-se animados, sustidos e apoiados pelo Santo Padre”.

Segundo Teresa, “estar na Terra do Senhor é um dom e neste momento assim o vivo e peço que para todos seja um momento de graça, força e comunhão. Ao mesmo tempo sinto tristeza ao ver os gestos desagradáveis que se estão realizando”.


in


Sem comentários:

Enviar um comentário