Páginas

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Nascimento de São João Baptista

João Baptista anunciou a vinda de Cristo com a Palavra e a vida, sendo assim um bendito e vigoroso prenúncio da salvação que nos foi dada.


Horizonte, 24 de Junho de 2014 (Zenit.org) Fabiano Farias de Medeiros


João Baptista, o Precursor, nasceu na cidade de Judá em uma pequena aldeia chamada Aim Karim, perto de Hebron. Filho do sacerdote São Zacarias e de Santa Isabel, prima da Virgem Maria, João Baptista teve seu nascimento predito pelo arcanjo Gabriel. Este último anunciou a Zacarias que sua esposa, já idosa e estéril, daria a luz um filho e que este menino seria o precursor do Salvador.

Assim aconteceu, e os evangelhos narram, quando da visita de Maria a sua prima Isabel, que a criança estremecera no ventre de Isabel. O facto deve-se à reverência que João Baptista já fazia Àquele do qual seria precursor. Após seu nascimento, o evangelista Lucas narra a infância de João, na qual o menino foi crescendo e fortificando-se no espírito.

Em sua juventude, retirou-se para o deserto a fim de preparar-se para a sua missão. Lá viveu uma vida austera e voltada para a oração, jejum e recolhimento. Com aproximadamente trinta anos, iniciou suas pregações às margens do Rio Jordão.

O ápice da pregação de São João Baptista consistia em preparar o povo para a vinda do Messias, tanto pela Palavra como pelo seu testemunho. Ficou conhecido como Baptista pela ênfase que dava ao baptismo, sempre ressaltando que viria Àquele que era maior que ele.

Com destemor anunciou a vinda de Cristo e denunciou o pecado de Herodes Antipas que o levou à prisão e por conta das comemorações de seu aniversário, motivado pela ardilosa influência de Herodíades, filha do rei, e Salomé, sua filha, ordenou que João Baptista fosse decapitado e sua cabeça trazida em uma bandeja.

João Baptista é um dos santos mais populares da cristandade tendo duas datas celebradas em sua honra: o nascimento em 24 de Junho e sua morte no dia 29 de Agosto.


in

Sem comentários:

Enviar um comentário