Páginas

sexta-feira, 27 de junho de 2014

O Papa deseja que todos os povos possam desfrutar dos benefícios da ciência

Francisco acolheu os participantes do curso organizado pela Escola Astrofísica do Observatório Vaticano


Roma, 26 de Junho de 2014 (Zenit.org)


O Santo Padre Francisco recebeu nesta manhã os jovens astrónomos participantes do Curso de Verão organizado pela Escola de Astrofísica do Observatório Vaticano sobre o tema: "Galáxias próximas e distantes, jovens e velhas", envolvendo professores e alunos de 23 países.

Em seu discurso, o Santo Padre quis agradecer aos professores que têm "dedicado tempo e esforço para introduzir-vos, jovens astrónomos, no duro e fascinante trabalho de estudar o universo, dom precioso do Criador".

Como explicou o Papa, durante quase um mês, os participantes deste curso se dedicam não somente ao estudo das galáxias, guiados por professores especialistas neste campo, mas também compartilham “vossas tradições culturais e religiosas, dando um belo testemunho de diálogo e de convivência em harmonia".

Além disso, Francisco disse que "durante essas semanas de estudos vocês deram vida a colaborações científicas e laços de amizade duradouros. Vendo seus rostos, parece-me admirar um mosaico composto por pessoas de todo o mundo". Assim, o Papa expressou que o desejo de que todos os povos possam gozar dos benefícios da ciência é um desafio de todos nós, especialmente dos cientistas.

Como indicou o Papa "a Escola de Astrofísica do Observatório Vaticano torna-se, assim, em um lugar onde os jovens do mundo dialogam, colaboram e se ajudam uns aos outros na busca da verdade que se concretiza, neste caso, no estudo das galáxias”. Dessa forma – acrescentou – “esta iniciativa simples e concreta mostra como as ciências podem ser um instrumento apto e eficaz para promover a paz e a justiça”.

Também por isso "a Igreja está empenhada no diálogo com as ciências e, a partir da luz fornecida pela fé, já que está convencida de que a fé pode alongar as perspectivas da razão, enriquecendo-a", observou o Papa.

Por outro lado, o papa reconheceu que "neste diálogo com as ciências, a Igreja alegra-se pelo progresso admirável científico, reconhecendo o enorme potencial que Deus deu para a mente humana".

Além disso, Francisco queria encorajar os presentes a compartilhar os conhecimentos adquiridos sobre o universo com pessoas de seus respectivos países. "Apenas uma pequena fracção da população mundial tem acesso a esses conhecimentos que abrem o coração e a mente para as grandes questões que a humanidade, desde sempre, se coloca: de onde viemos?, para onde vamos", afirmou o Papa .

Em conclusão, o Bispo de Roma disse que encontrar a resposta para essas perguntas "nos predispõe para o encontro com o Criador, Pai bom, pois nele vivemos, nos movemos e existimos". (Trad.TS)

Sem comentários:

Enviar um comentário