Páginas

sábado, 28 de junho de 2014

O Peru inaugura o seu primeiro monumento a São João XXIII

O distrito de San Miguel, em Lima, recorda o papa que canonizou São Martinho de Porres


Lima, 27 de Junho de 2014 (Zenit.org)


O sub-prefeito do distrito limenho de San Miguel, Salvador Heresi, junto com autoridades eclesiásticas e moradores da região, inaugurou nesta sexta-feira, 27 de Junho, um monumento em honra ao papa São João XXIII, que, em vida, se tornou carinhosamente conhecido como “O Papa Bom” e que é muito estimado no Peru por ter canonizado o frei Martinho de Porres.

A obra está localizada no Parque Ecológico do distrito, em frente ao concorrido Parque João Paulo II, na avenida La Marina, onde, em 1988, o pontífice peregrino presidiu uma paraliturgia.

São João XXIII foi o papa número 261 da Igreja católica, entre 1958 e 1963. O Papa Bom foi beatificado por João Paulo II durante o Grande Jubileu do ano 2000, em Roma. No dia 5 de Julho de 2013, o papa Francisco assinou o decreto que autorizou a sua canonização, realizada em conjunto com a de São João Paulo II no dia 27 de Abril deste ano.

São João XXIII, antes de ser papa, salvou milhares de judeus da morte durante a Segunda Guerra Mundial. Durante o seu pontificado, ele impulsionou o diálogo inter-religioso e convocou o Concílio Vaticano II. É autor de duas grandes encíclicas: “Mater et Magistra” e “Pacem in Terris”.

O monumento em San Miguel é o primeiro dedicado ao saudoso “papa buono” no Peru.

Sem comentários:

Enviar um comentário