Páginas

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Vaticano: AIF assina novo acordo internacional

A Autoridade de Informação Financeira formaliza o Protocolo de Entendimento com a Argentina


Roma, 25 de Junho de 2014 (Zenit.org)


A Autoridade de Informação Financeira (AIF), a unidade de inteligência financeira da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano, formalizou a cooperação bilateral com a Argentina ao assinar nesta terça-feira, 24, no Vaticano, um Protocolo de Entendimento.

O documento foi assinado no Palacio San Carlo pelo director da AIF, René Bruelhart, e pelo presidente da Unidade de Informação Financeira (UIF) da Argentina, José Sbattella.

"Estamos satisfeitos com a assinatura do protocolo com a Argentina hoje", declarou Bruelhart. "Este é um passo importante na expansão da rede, no compromisso global de combater a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo. Confiamos numa cooperação frutífera com a Argentina, que será positiva para ambas as partes".

A assinatura do chamado Protocolo de Entendimento (Memorandum of Understanding – MOU) é uma prática padrão que formaliza a cooperação e o intercâmbio de informação financeira entre as autoridades competentes dos países envolvidos, com a finalidade de enfrentar em nível internacional a lavagem de dinheiro e o financiamento ao terrorismo. A redacção do protocolo se baseia no modelo do Egmont Group, organização mundial da Unidade de Informação Financeira, com cláusulas de reciprocidade, confidencialidade e usos consentidos da informação.

A AIF passou a ser membro do Egmont Group no mês de Julho de 2013 e já assinou Protocolos de Entendimento com as unidades de informação financeira de 12 países, entre os quais o Reino Unido, os Estados Unidos, a França, a Espanha, a Itália e a Alemanha. A AIF da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano foi instituída em 2010, pelo papa Bento XVI.

Sem comentários:

Enviar um comentário