Páginas

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Caldeus do Iraque: preparados para partir rumo à terra que Deus lhes indicar

O cardeal Sandri celebra a liturgia na catedral de São Pedro Apóstolo dos Caldeus, em San Diego


Cidade do Vaticano, 29 de Julho de 2014 (Zenit.org)


O cardeal Leonardo Sandri, prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, presidiu neste domingo a divina liturgia na catedral de São Pedro Apóstolo dos Caldeus, em San Diego, nos Estados Unidos. O purpurado rezou pelos cristãos perseguidos no Iraque, a pátria da Igreja caldeia, e incluiu na sua oração os cristãos da Síria, da Palestina e do Egipto, assim como os membros da comunidade greco-católica da Ucrânia, que atravessam, junto com todos os seus compatriotas, uma situação muito difícil.

Por sua vez, conforme publicado pelo Vatican Information Service, o bispo da eparquia, Sarhad Yawsip Hermiz Jammo, agradeceu ao purpurado pelo encorajamento que a sua visita e as suas orações, como representante do papa Francisco, representam para todos os cristãos do Oriente. Sarhad acrescentou que, em comunhão com o Sucessor de Pedro, eles perseverarão na fé de Abraão e, como o patriarca hebreu, estarão preparados para partir rumo à terra que Deus lhes indicar, aprendendo a ler a história numa dimensão mais elevada.

Em sua homilia, o cardeal Sandri agradeceu aos fiéis presentes e aos cristãos em situações conflituosas que mantêm a lealdade dolorosa ao Evangelho, assegurando a todos a oração e a bênção do papa Francisco, bem como a proximidade de toda a Igreja. Sandri também manifestou o desejo de paz e de justiça para todas as vítimas de uma violência “tão incrível quanto insensata”.

O prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, em sua visita a Califórnia, se reuniu com a comunidade maronita de Los Angeles e de San Diego e com a comunidade siro-malabar. Nos próximos dias, ele visitará os arménios e os sacerdotes da Igreja síria, copta, greco-melquita e greco-católica romena que exercem o ministério pastoral nos Estados Unidos.

As previsões são de um aumento significativo para a já vultosa diáspora oriental, em especial dos cristãos procedentes do Iraque, devido aos conflitos actuais. A imigração, disse o cardeal, é um desafio pastoral de proporções históricas que requer ainda mais esforço por parte da Igreja latina em sua atenção às Igrejas orientais.

Sem comentários:

Enviar um comentário