Páginas

sexta-feira, 25 de julho de 2014

"Continuem a vir". O convite aos peregrinos vêm da Terra Santa

Monsenhor Andreatta, vice-presidente da ORP, explica que os peregrinos são um "componente essencial" para a paz


Roma, 24 de Julho de 2014 (Zenit.org)


"Aqui existe uma grande serenidade e tranquilidade, no âmbito da acolhida dos peregrinos”. Com estas palavras à Rádio Vaticana Mons. Libério Andreatta, vice-presidente e administrador delegado da Obra Romana de Peregrinações, tenta assegurar os fiéis sobre a tranquilidade de fazer rotas de peregrinação na Terra Santa.

Falando dos peregrinos actualmente presentes na Terra Santa, Mons. Andreatta garante que eles estão "serenos, tranquilos e fazendo todo o itinerário da peregrinação, acolhidos com entusiasmo e com amor”. Muitos habitantes da Terra Santa não perdem a oportunidade de agradecê-los, manifestando, assim, o "grande desejo de assegurar que os peregrinos se tornem solidários e participantes deste momento de sofrimento e solidão”.

Os peregrinos, segundo Mons. Andreatta, representam um povo, para todos os efeitos, da Terra Santa, onde "existem e subsistem três povos, que dão vida, esperança e especialmente testemunho extraordinário das páginas da Bíblia e do Evangelho da vida de Jesus". O prelado os identifica com o “povo de Israel”, com o “povo palestino" e, de fato, com o "povo dos peregrinos".

"O povo peregrino tem todo direito, seja jurídico, seja de fé – diria - de componente essencial, faltando esta, é como uma mesa que não pode ficar de pé com duas pernas, é a terceira perna que cria o diálogo, confronto – acolhidos por ambos – que cria a normalização, favorece a paz, dá uma serenidade, a solidariedade", diz Mons. Andreatta. Portanto, conclui que "mais do que nunca este povo precisa que os peregrinos não se ausentem, justamente para que apoiem a paz, como a terceira perna que uma mesa precisa para ficar de pé”. (Trad.T.S.) 

Sem comentários:

Enviar um comentário