Páginas

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Êxito de uma nova variante do Caminho Português para Compostela: a chamada «rota espiritual»

Actualizado 10 de Junho de 2014

ReL 

Parte da nova rota pode recorrer
a usar lancha, ao coincidir com
parte do Caminho do Mar
A Rota Espiritual (www.osalnes.com) converteu-se numa das variantes do Caminho Português mais percorrido pelos peregrinos. Com somente dois anos de existência, o caminho consolidou-se como uma alternativa à que percorrem grande parte dos peregrinos que vão a Santiago, também em meses pouco propícios para percorrer o caminho.

Um exemplo disso são o passado mês de Abril e o actual, Maio, dois meses nos quais passaram por Vilanova mais de 200 peregrinos, o que significa que somente neste período de tempo transitaram pela rota espiritual mais pessoas que em todo o ano passado.

Os estrangeiros são os que mais se sentem atraídos por esta alternativa aos caminhos tradicionais, e sobretudo, os originários de Portugal, que se converteram no grupo mais numeroso, seguidos dos italianos.

Estes últimos estão tendo cada vez mais presença graças à difusão que está tendo a variante nas redes sociais do seu país. Os blogues italianos especializados no Caminho de Santiago tiveram muito que ver, já que neles se realizou uma promoção importante da Variante e da Translatio por águas da ria de Arousa, as mesmas que, conta a tradição, navegaram os discípulos de Santiago com o seu corpo numa barca de pedra.

Em todos os blogues fala-se da espectacular paisagem pela qual decorrem ambos os caminhos e o grau de satisfação daqueles que escolheram percorrer o caminho. A satisfação de muitos deles reflecte-se no livro de visitas do albergue de As Sinas, situado no pavilhão de Vilanova, onde muitos dos visitantes deixaram opiniões muito positivas.


Na rota do mar, a origem de todos os caminhos a Compostela, encontra-se a chave do êxito. Os motivos, segundo Alberto Álvarez Canal, responsável do albergue de peregrinos de Vilanova e membro da directiva da Fundação Amigos do Caminho Português, são vários. "Além da beleza desta rota, e do indiscutível valor histórico e patrimonial, encontram-se outros aliciantes como o que não esteja massificada", explica.

E mais, recorda que em outras rotas mais conhecidas "os albergues encontram-se saturados, enquanto aqui podem desfrutar de uma experiência mais tranquila e relaxada já que não existe essa competição por encontrar um sítio onde dormir". Os benefícios desta situação são palpáveis para os que escolhem a variante espiritual já que "existe um maior contacto com o peregrino, um tracto mais próximo e pessoal".

De facto, aponta Álvarez Canal, os próprios responsáveis dos albergues "exercemos quase de guias turísticos, ensinando-lhes os lugares mais emblemáticos do povoado e da zona; o tratamento e as atenções que recebem são quase familiares, ao ser tão próximas".

Em relação com a variante há outras duas novidades mais. Uma é que, em breve, começarão a realizar obras de construção do novo albergue de Armenteira. O projecto encontra-se redigido e os planos realizados pelo que nuns meses está previsto que comecem as obras no lugar.

A segunda das novidades é que estão finalizando de sinalizar a etapa entre Vilanova e Pontecesures, o que permitirá unir por terra O Salnés com o Caminho Português de Santiago. As melhorias instaladas neste novo trecho transladar-se-ão no futuro para a rota que já une a cidade de Pontevedra com o molhe de Vilanova.


in


Sem comentários:

Enviar um comentário