Páginas

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Francisco visita seu amigo pastor evangélico

O papa viajou nesta manhã a Caserta para se encontrar com Giovanni Traettino e com a comunidade pentecostal


Cidade do Vaticano, 28 de Julho de 2014 (Zenit.org) Rocio Lancho García


O papa Francisco retornou hoje a Caserta, no sul da Itália, para se encontrar com seu amigo Giovanni Traettino, pastor da Igreja evangélica pentecostal. Depois da visita pastoral do sábado passado à mesma cidade, hoje o papa visita o amigo dos tempos de Buenos Aires, que, assim como ele, está muito comprometido com o ecumenismo.

Francisco chegou a Caserta de helicóptero por volta das 10h15 do horário italiano (5h15 no horário de Brasília) e, depois de um colóquio pessoal com o pastor Giovanni Traettino, se reuniu com a comunidade da Igreja evangélica no edifício ainda em construção da Igreja Pentecostal da Reconciliação. O Santo Padre almoça com a comunidade. O regresso ao Vaticano acontece à tarde.

Traettino participou em 1º de Junho do encontro do Santo Padre no Estádio Olímpico de Roma com a Renovação Carismática Católica. O pastor protestante amigo do papa trabalha há anos no diálogo entre carismáticos católicos e carismáticos protestantes.

Dom Bruno Forte, arcebispo de Chieti-Vasto, que também conhece Traettino de encontros ecuménicos anteriores, recorda a respeito dele "a paixão pela causa do evangelho, o desejo de explorar novas vias de possível encontro entre cristãos divididos, a disponibilidade de escuta do outro e o apreço pelos dons de Deus, difundidos por toda parte".

Nestes 16 meses de pontificado de Francisco, foram muitas as ocasiões em que ele pôde falar da importância do ecumenismo e do diálogo entre os cristãos.

"Eu desejo assegurar, na esteira dos meus predecessores, a minha firme vontade de prosseguir o caminho do diálogo ecuménico", manifestou Francisco poucos dias depois da sua eleição como sucessor de Pedro, diante dos delegados fraternais de Igrejas, Comunidades Eclesiais e Organismos Ecuménicos Internacionais, representantes do povo judeu e de religiões não cristãs.

Ao terminar a homilia das vésperas celebradas na Basílica de São Paulo Extramuros na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, em 28 de Janeiro, Francisco afirmou que "a unidade não chegará como milagre; a unidade acontece no caminho, é feita pelo Espírito Santo ao longo do caminho. Se não caminhamos juntos, se não rezamos uns pelos outros, se não colaboramos em tantas coisas que podemos fazer neste mundo pelo Povo de Deus, a unidade não chegará... Ela chega neste caminho, com cada passo, e não somos nós que a fazemos; é o Espírito Santo, que vê a nossa boa vontade".

Sem comentários:

Enviar um comentário