Páginas

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Inácio Efrém II: "Alguns Estados financiam os jihadistas"

O Patriarca da Igreja Ortodoxa Síria denunciou o que está acontecendo em Mosul


Roma, 24 de Julho de 2014 (Zenit.org)


O Patriarca Siro-ortodoxo, Inácio Efrém II, denunciou o expurgo religioso - feito pelos jihadistas do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (Isil) - durante uma coletiva de imprensa na sede patriarcal de Atchaneh, no Líbano.

De acordo com a agência AsiaNews, o Patriarca disse principalmente que “a expulsão programada dos cristãos de Mosul (...) é um ato bárbaro, sem precedentes na história das relações entre cristãos e muçulmanos nesta região". A mesma agência relata que o patriarca estava visivelmente indignado e com raiva”. “Condenamos fortemente – continuou o Patriarca – estes actos, e insistimos que tal comportamento não é do Islão que conhecemos, que encontramos e com o qual convivemos por mais de 13 séculos".

Portanto, Inácio Efrém II se dirige aos "irmãos muçulmanos e seus líderes" para que tomem "posição clara contra essas acções". E pediu, então, aos muçulmanos, mas não somente, que a solidariedade se manifeste não só nas palavras e se traduza em um apelo claro “aos regimes que apoiam, armam e financiam o Estado Islâmico e outros grupos semelhantes, para que deixem de fazê-lo, porque este fanatismo e esses actos recaem inevitavelmente, em curto ou longo prazo, sobre aqueles que os apoiam”.

O Patriarca também dirigiu-se à ONU. "Do nosso lado - disse - esperamos recorrer às Nações Unidas e à Comissão de Direitos Humanos e pedir-lhes que sejam coerentes com a Carta que pretendem respeitar". "Nós não pedimos ao Ocidente nada mais que respeito aos princípios da Carta e de não aplica-la de modo selectivo, dependendo dos Estados e dos grupos sociais”.

Sobre as relações geopolíticas, o Patriarca acrescentou que "não há nenhuma evidência de que estes grupos sejam apoiados por Estados, como também diz a imprensa, mas achamos que terão vida curta". (Trad.T.S.) 

Sem comentários:

Enviar um comentário