Páginas

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Mãe aos 16, família de Testemunhas de Jeová, imigrante decepcionada… Encontrou o seu lugar!

A sua família converte-se e, com 5 filhos, atinge uma carreira 

Lisa Jiménez celebra o seu título de psicóloga com alguns
membros da sua família
Actualizado 7 de Junho de 2014

Lara Montoya / El Pueblo Católico

“Quando chamaram o meu nome, o meu coração palpitava tão forte que o podia sentir na minha garganta, os meus olhos encheram-se de lágrimas e não pude evitá-lo, chorei! Agora que a adrenalina passou, contínuo sentindo-me agradecida e também muito satisfeita”.

Assim disse a El Pueblo Católico, [a publicação em espanhol da diocese de Denver, Colorado, EUA] Lisa Jiménez, uma jovem e empreendedora esposa e mãe de 5 crianças.

“Que eu estivesse ali recebendo o meu diploma, é o resultado do apoio de muita gente: o meu esposo, os meus filhos, os meus pais e a minha comunidade, mas em especial, de Deus”, afirmou comovida a nova psicóloga.

Tanto prazer não é para menos. Depois de 10 longos anos de esforço, árduo estudo e muitas noites de vigília, Lisa caminhou com toga e barrete para receber o título de Bacharel em Psicologia da Colorado Christian University, graduando-se com as honras de Summa Cum Laude.

Psicólogos que entendam os hispânicos
“Esperei tanto este momento que me parece quase irreal; agora tenho umas vontades enormes de servir a minha comunidade”. E Lisa sabe que “há uma grande necessidade de psicólogos hispânicos católicos que compreendam a nossa cultura, as nossas raízes impregnadas de fé; por isso é uma grande alegria ter chegado a este momento”.

Desde muito nova, Lisa teve a inquietude de estudar algo que lhe permitisse ajudar o seu próximo, mas casou-se muito jovem.

Tinha 16 anos quando tive o meu primeiro filho, ainda não tinha conhecido a fé, e perante a dura situação no México, o meu esposo e eu decidimos viajar com o nosso pequeno Jonathan em busca do sonho americano”, assinala.

Aprender inglês em dois anos
Ela foi sempre muito empreendedora. Ao chegar a Denver inscreveu-se nas aulas de inglês, e aprendeu-o em dois anos. Imediatamente depois entrou num Community College, procurando seguir as aulas que requeria para o seu curso. Entretanto, tinha dois trabalhos e tratava de cumprir o seu papel de mãe e esposa.

Sem dúvida, o espírito empreendedor e a fortaleza não foram suficientes. Lisa começou a experimentar que o “sonho americano” não era tudo.

“Comecei a sentir-me mui insatisfeita, nada me saciava e dei-me conta que as minhas ambições me tinham enchido de muita inconformidade e infelicidade; também tinham feito dano ao meu casamento e há minha família, a qual eu tinha descuidado”.

Quando chega a enfermidade
Tudo isto ocorreu até que um forte sofrimento sacudiu a consciência de Lisa.

O meu pai foi diagnosticado com cancro no colón e logo, com tanta actividade, caí em depressão; eu não tinha um olhar de fé que me tirasse ou me desse esperança, a minha vida era vazia. Então senti uma grande necessidade de algo mais”.

Um grupo carismático na paróquia
A jovem foi convidada a participar do grupo carismático de oração Palavra de Vida, da paróquia de São João Baptista, em Longmont e isso impactou a sua vida.

Os meus pais eram Testemunhas de Jeová, eu cresci com essa formação, mas quando cheguei à comunidade de Longmont, descobri a fé católica e comecei a converter-me. O Senhor conquistou-me com a sua Palavra”, partilha Jiménez que a partir de então, iniciou uma procura mais profunda.

Pus-me a investigar tudo sobre a Igreja Católica e ao fazê-lo tive a experiência de ser abraçada pela Igreja. Ao longo destes anos, o Senhor fez maravilhas. Agora toda a minha família, incluindo os meus pais, são católicos”.

Deixar os anticonceptivos
O processo de conversão de Lisa durou quase dois anos. “Primeiro senti que Deus me pedia abrir-me à vida; até então tinha utilizado métodos anticonceptivos. Mas em pouco tempo concebi gémeos e logo o meu último bebé Isaac. Depois casei-me pela Igreja para que Deus abençoasse o meu casamento. E finalmente deixei os meus trabalhos para dedicar-me completamente há minha família e estudos”.

Providência e simplicidade
Para dar esses passos, Lisa teve que aprender a confiar na Providência de Deus. “Não foi fácil – assinala - pois o que o mundo te promete é atractivo”. Mas ela mesma acrescenta que essas promessas são vazias: “Ainda que agora vivo numa casa mais pequena e de uma maneira mais simples, a paz interior, a felicidade que experimento e o amor da minha família, mais unida que nunca, não valem nem cem mansões”.

Hoje Lisa, não ambiciona uma carreira profissional para a sua própria glória. Com um são orgulho e cheia de paz, caminhou para receber um diploma que a ajudará a servir a comunidade e a dar um formoso exemplo de entrega e dedicação aos seus filhos.


in


Sem comentários:

Enviar um comentário