Páginas

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

FÁTIMA - À Conversa com ANTÓNIO COTRIM


O fotojornalista da Agência Lusa, António Cotrim, estará em Fátima no dia 26 de Agosto, terça-feira, pelas 21h30, para conversar sobre Timor. O encontro realizar-se-á no MASE - Museu de Arte Sacra e Etnologia, dos Missionários da Consolata, onde está patente a exposição temporária de fotografia de António Cotrim intitulada “Rostos de Timor”.

A mostra de 24 fotografias é para o autor “uma singela homenagem aos homens e mulheres de Timor que sofreram, lutaram e morreram pela liberdade e independência de uma terra que amavam e à qual queriam chamar “o meu país”.

Estes são os rostos de um povo (Baucau e Díli) que nunca desistiu, nunca se resignou e, acima de tudo, nunca esqueceu a sua língua, a sua cultura ancestral, a sua identidade. Após 24 anos de ocupação pela vizinha Indonésia, Timor – Leste tornou-se independente em setembro de 2002.

Este grito de liberdade ficou, para sempre, escrito na História com sangue e com lágrimas, derramadas ao mesmo tempo que se entoava uma oração num cemitério, um lugar sagrado que as armas tentaram calar e não souberam respeitar. No local onde se honravam os mortos, começou o fim do sofrimento daqueles que, corajosamente, mostraram ao Mundo que se mantinham vivos”.

A participação é livre.

A exposição estará patente apenas até ao dia 31 de agosto das 10h00 às 19h00.

Sem comentários:

Enviar um comentário