Páginas

sábado, 30 de agosto de 2014

Nossa Senhora da Caridade do Cobre é entronizada nos Jardins do Vaticano

A imagem da padroeira de Cuba é uma réplica da original feita em bronze


Cidade do Vaticano, 29 de Agosto de 2014 (Zenit.org)


Nossa Senhora da Caridade do Cobre já está nos Jardins do Vaticano. Com uma cerimónia celebrada às 9h da manhã de ontem, com meia hora de duração, a padroeira de Cuba foi colocada na área próxima ao Sino do Jubileu.

O Santo Padre não pôde estar presente. Participaram os cardeais Antonio Cañizares, prefeito da Congregação para o Culto Divino, Giuseppe Bertello, presidente do governatorado do Estado da Cidade do Vaticano, e Tarcisio Bertone, ex-secretário de Estado. Mons. Fernando Vérgez Alzaga, secretário geral do governo da Cidade do Vaticano, os acompanhou.

Participaram também o embaixador de Cuba perante a Santa Sé, junto com a esposa, e dez bispos cubanos. Em total, estiveram presentes na entronização cerca de 60 pessoas.

Durante o acto, após a oração, o cardeal Bertone fez um breve discurso.

O papa Francisco tinha anunciado na audiência geral desta quarta-feira que os jardins do Vaticano receberiam no dia seguinte a imagem da Virgem da Caridade do Cobre, padroeira de Cuba. Francisco aproveitou para “saudar com afecto os bispos de Cuba, vindos a Roma para esta ocasião”, ao mesmo tempo em que lhes pediu “enviar a minha bênção a todos os fiéis cubanos”.

A pequena imagem guarda uma singular história de fé e devoção mariana. É uma réplica da imagem feita em bronze que foi colocada em uma ermida na Baía de Nipe, nordeste da actual diocese cubana de Holguín, nos anos 1950. A ermida marca o lugar em que, no ano de 1612, três mineiros de sal acharam a imagem flutuando nas águas sobre uma tábua com o letreiro “Eu sou a Virgem da Caridade”.


Sem comentários:

Enviar um comentário