Páginas

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

O jesuíta Guy Consolmagno, astrónomo no Observatório Vaticano, recebe a medalha Carl Sagan

Actualizado 21 de Julho de 2014

Aciprensa / EWTN / ReL 

Guy Consolmagno, irmão jesuíta e
astrónomo, é também um grande
divulgador da ciência
O irmão jesuíta Guy Consolmagno, doutor em Ciências Planetárias e astrónomo do Observatório Vaticano, foi premiado com a Medalha Carl Sagan da Sociedade Astronómica Americana.

Num comunicado, a Divisão para Ciências Planetárias da Sociedade Astronómica Americana anunciou o reconhecimento para Consolmagno, em honra à “destacada comunicação de um cientista planetário ao público em geral”.

A organização científica estadunidense assinalou que o irmão Guy Consolmagno “tem uma trajectória de uma década de comunicar a ciência planetária ao público, ao mesmo tempo que mantém uma carreira científica activa”.

“Adicionalmente, ele ocupa uma posição única dentro da nossa profissão, como um porta-voz credível para a honestidade científica, dentro do contexto da crença religiosa”.

A Sociedade Astronómica Americana destacou que o religioso jesuíta “usa múltiplos meios para chegar à sua audiência”, remarcando que “escreveu ou editou seis livros”.

“Além de escrever livros, é um popular e dinâmico conferencista, dando 40 ou 50 conferências públicas cada ano através tanto da Europa e dos Estados Unidos, chegando a milhares de pessoas”.

O irmão Consolmagno, destacaram, apareceu em importantes meios de comunicação, como programas de rádio da britânica BBC. “Estas aparições referem-se tanto a temas de ciência pura e temas de ciência com religião”.

“Como um irmão jesuíta, Guy converteu-se na voz da justaposição da ciência planetária e a astronomia com a fé cristã”.

Para os astrónomos estadunidenses, o irmão Guy Consolmagno “pode transmitir excepcionalmente bem como a religião e a ciência podem coexistir para os crentes”.

O prémio será formalmente entregue em Novembro deste ano, durante a 46 reunião anual da Divisão para Ciências Planetárias da Sociedade Astronómica Americana, em Tucson, estado do Arizona (Estados Unidos).

(Nota de ReL: dá-se a circunstância de que Carl Sagan, se bem era um bom divulgador popular da ciência astronómica, carregava as tintas sempre que podia contra a religião em geral e também contra a Igreja católica e a sua história, que conhecia pouco e mal.

Entregar a "Medalha Carl Sagan" a um jesuíta - congregação que gerou uma multidão de grandes astrónomos na sua história - é por sua vez adequado e paradoxal).


in


Sem comentários:

Enviar um comentário