Páginas

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

O patriarca Rai dispõe-se a conversar com o Hezbollah para impedir a chegada do EIIL ao Líbano

O líder dos maronitas critica as super-potências e os países árabes por "não intervirem em favor dos cristãos em fuga"


Roma, 20 de Agosto de 2014 (Zenit.org)


O patriarca de Antioquia dos Maronitas, Bechara Boutros Rai, declarou que está disposto a se reunir em breve com o líder do Hezbollah, Sayyed Hassan Nasrallah, "para encararmos juntos as crescentes preocupações com a possível infiltração, no Líbano, da ameaça dos jihadistas do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL), que proclamou o califado nas regiões sob seu controle". Segundo a agência Fides, "a disponibilidade para se reunir com o líder do partido xiita libanês foi manifestada pelo patriarca nesta quarta-feira, 20 de Agosto, em declarações à National News Agency do Líbano".

As declarações foram feitas por Rai no aeroporto de Beirute, quando o patriarca se preparava para viajar a Erbil, no Iraque, a fim de participar da visita aos refugiados iraquianos com uma delegação de líderes das Igrejas cristãs do Oriente, que inclui o patriarca greco-melquita Gregório III, o patriarca siro-católico Ignatius Joseph III e o patriarca siro-ortodoxo Ignatius Aphrem II.

Rai criticou as super-potências e os países árabes que "não intervieram em favor dos cristãos que estão em fuga por causa dos milicianos do Estado Islâmico".

Sobre as relações com o Hezbollah, o patriarca destaca que "uma comissão de diálogo entre Bkerké (a sede do patriarcado) e o Hezbollah já existe e estamos prontos para realizar reuniões neste sentido".

O primaz da Igreja maronita também convidou todo o povo libanês a "se unir e assumir a responsabilidade para enfrentarmos juntos o grande perigo de que o EIIL penetre no Líbano".

Sem comentários:

Enviar um comentário