Páginas

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

São Filipe Benício

A humildade e simplicidade de São Filipe Benício foram determinantes para que a graça de Cristo resplandecesse em sua alma


Horizonte, 22 de Agosto de 2014 (Zenit.org) Fabiano Farias de Medeiros


Filipe Benício nasceu no dia 15 de Agosto de 1233 na cidade de Florença na Itália. Seus pais eram Giacomo Benizi e Albaverde Frescobaldi. A tradição não nos apresenta muitos fatos de sua infância. Aos treze anos Filipe foi enviado à Paris para estudar medicina e aos 19 anos se doutorou em medicina e filosofia na Universidade de Pádua. Exerceu por cerca de um ano sua profissão na cidade de Florença sempre dedicando o tempo para estudar a Bíblia e os escritos dos Padres da Igreja aprofundando assim seus conhecimentos e confirmando sua aspiração sacerdotal.

No ano de 1254 estava rezando diante do crucifixo e escutou a voz do Senhor dizendo que ele deveria subir ao monte e conhecer os servos de sua Mãe. No mesmo ano ingressou na Ordem dos Servos de Maria cujo convento ficava no Monte Senário e professou seus votos religiosos. Destacou-se pela humildade, simplicidade e fervor na oração e contemplação. Em 1258 foi ordenado presbítero e no caminho para Siena deparou-se com frades dominicanos que ficaram maravilhados com a profundidade das palavras de Filipe. Em 1262 foi eleito mestre de noviços e no ano de 1267 foi eleito por unanimidade Superior Geral da Ordem. Contribuiu ainda com a fundação de uma casa da Ordem para mulheres.

Com a morte do Papa Clemente IV o cardeal Ottobuoni indicou Filipe para assumir o Papado, mas ele se recusou. Participou do Concílio de Lyon em 1274 e foi determinante frente ao decreto que suprimia as ordens mendicantes conseguindo em 1276 a revogação através do Papa Inocêncio V. Filipe foi ainda determinante na questão do interdito papal na cidade de Forli, a pedido do Papa Martinho V.

São Filipe faleceu no dia 22 de Agosto de 1285 na cidade de Todi. Foi beatificado pelo Papa Inocêncio X em 8 de Outubro de 1645 e o Papa Clemente X o canonizou em 12 de Abril de 1671.

Sem comentários:

Enviar um comentário