Páginas

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

São Zeferino

Foi o 15º Papa e exerceu um dos mais longos pontificados da História da Igreja no período de 199 a 217


Horizonte, 26 de Agosto de 2014 (Zenit.org) Fabiano Farias de Medeiros


São Zeferino foi o 15º Papa e exerceu um dos mais longos pontificados da História da Igreja no período de 199 a 217. A Tradição, através de Eusébio de Cesaréia e outros documentos nos trazem os poucos fatos relatados sobre a vida de São Zeferino filho de Abôndio, que após o martírio do Papa Vitor ocorrido em Julho de 199, assumiu a Cátedra de Pedro com apenas 17 anos.

Os tempos eram difíceis e cercados de muitas perseguições e heresias dentro e fora da própria Igreja. Septímio Severo foi um dos grandes perseguidores da época, o que exigiu do Papa Zeferino redobrado ardor e zelo com os perseguidos. Ele próprio ia ao encontro dos presos, refugiados e doentes para cuidar-lhes e distribuir-lhes a comunhão. Levantou-se também de forma horrenda, através de Praxeas, a heresia patripasiana que negava a Santíssima Trindade e que já havia sido duramente combatida pelo Papa Vitor. O próprio Tertuliano também incorreu em profundas censuras ao papado de Zeferino, vindo a causar intensos dissabores. Santo Optato relata que Zeferino também combateu as heresias de Marcião e dos montanistas.

Com a morte de Severo, cessaram nove anos de perseguições e a paz retornou ao seio da Igreja. Durante seu pontificado escreveu diversas regras sobre a disciplina eclesiástica e foi a partir dele que foi determinado que todos os católicos deveriam comungar ao menos uma vez no ano por ocasião da Páscoa. Definiu que os cálices sagrados não poderiam mais ser de madeira. Trouxe para seu lado Calisto, o membro do clero romano, antes pagão, que veio a ser seu sucessor no papado. Calisto foi superintendente do cemitério cristão da Via Apia e a pedido de Zeferino organizou cemitérios para os cristãos, que ficou conhecido como as Catacumbas de Calisto.

O Papa Zeferino foi martirizado no ano 217 e sepultado nas catacumbas edificadas em seu pontificado.

Sem comentários:

Enviar um comentário