Páginas

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Zanetti: o mais importante não é o jogo, mas a mensagem do Papa

O Estádio Olímpico de Roma hospeda o Jogo pela paz no dia 1 de Setembro, iniciativa desejada pelo Santo Padre


Roma, 25 de Agosto de 2014 (Zenit.org) Sergio Mora, Rocio Lancho García


O Jogo inter-religioso pela Paz, que será na próxima segunda-feira, 1 de Setembro, no Estádio Olímpico de Roma, foi apresentado oficialmente esta manhã, na Sala Marconi da Rádio Vaticano, a um grande número de jornalistas e comunicadores.

O evento envolve uma grande selecção dos melhores jogadores do mundo, de hoje e de ontem, representando diversas culturas e religiões. Será uma oportunidade única para demonstrar que o desporto, e o futebol em particular, pode dar uma mensagem de fraternidade que une todos os povos em nome da paz.

Os fantásticos campeões que descerão ao estádio darão vida a uma exibição que unirá simbolicamente todo o planeta, no mais verdadeiro espírito desportivo, dedicando ao mesmo tempo um momento de reflexão sobre a importância da paz no mundo. O Estádio Olímpico de Roma estará conectado ao vivo através da televisão e do rádio com todos os continentes.

O evento foi organizado pela Schola Occurrentes e PUPI Onlus, do jogador argentino Javier Zanetti e sua esposa Paula.

Zanetti, presente na apresentação de hoje, reconheceu que esta foi uma das mais bonitas e importantes conferências de imprensa da sua carreira. Também recordou o momento em que nasceu a ideia deste jogo, em seu encontro privado com o Santo Padre Francisco, acompanhado da sua família, no dia 25 de Abril de 2013. Neste encontro, falando de muitas coisas, se deram conta de que uma das coisas que mais preocupa é a paz no mundo. “Poder envolver tantos colegas, tantos amigos, que estarão no dia 1 de Setembro juntos para este grande jogo, pode ser algo muito importante e pode ser um ponto de saída para todo o mundo”, disse o veterano jogador. Da mesma forma, quis salientar que "o mais importante não é o jogo, mas a mensagem do Papa, que é a paz no mundo."

Também estiveram presentes na conferência de imprensa, mons. Guillermo Karcher, cerimoniário pontifício e colaborador próximo do Santo Padre, quem transmitiu a saudação e a gratidão do Papa a todos os que estão envolvidos e participam de diferentes maneiras no Jogo pela paz.

Por outro lado, tem sido divulgado o número que poderá ajudar muitas crianças necessitadas na Argentina. Como parte desta iniciativa, através do número 45593 será possível doar 1 € euro enviando SMS e 2 '50 chamando de telefones fixos. O dinheiro arrecadado, assim como as entradas do jogo, será destinado ao projecto “Uma alternativa de vida”, promovido pela Schola Occurrentes e Fundação PUPI Onlus.

Todos os jogadores e treinadores se juntaram voluntariamente. Mas desde o início foi pedido aos participantes que assinem um manifesto onde se comprometem a “respeitar, cumprir, promover e fomentar de forma concreta e activa a paz e a fraternidade entre os povos, exigindo a sua vigência efectiva e promovendo um mundo fraterno, promovendo o diálogo e a cultura do encontro. Construindo pontes com o outro, construindo um nós e enriquecendo-nos mutuamente com a contribuição da diversidade de nações, raças, culturas e credos".

Para finalizar, Zanetti salientou ainda que "a mensagem do nosso Papa é muito forte e muito importante, que é a paz no mundo." Também explicou que "temos feito grandes esforços para envolver a todos" e reconheceu que "é um privilégio fazer parte desta iniciativa".

Também estiveram presentes os jogadores Juan Manuel Iturbe, do Roma, e Cristian Ledesma da Lazio. Ambos reconheceram a honra que é para eles fazer parte e poder jogar neste partido.

Sem comentários:

Enviar um comentário