Páginas

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Em prisão domiciliária ex-núncio acusado de abusos

Julgamento leva em consideração as condições de saúde do prelado, acusado de abuso de menores. Padre Lombardi: "Papa pede para que um caso tão grave e delicado seja enfrentado sem demoras"


Roma, 24 de Setembro de 2014 (Zenit.org)


Sobre o processo contra Mons. J. Wesolowski, o director da Sala de Imprensa do Vaticano, Pe. Federico lombar anunciou que, hoje, o Promotor de Justiça do Tribunal de Primeira Instância do Estado da Cidade do Vaticano convocou o ex-núncio, porque tinha iniciado uma investigação criminal.

O prelado - que já tinha sido condenado em fase inicial pela Congregação da Doutrina da Fé à redução ao estado laical no final de um processo administrativo penal canónico - foi notificado das acusações do processo penal contra ele por graves actos de abuso contra menores ocorridos na República Dominicana.

A gravidade das acusações - informa um comunicado da Santa Sé – levou as autoridades judiciais a determinarem a prisão domiciliária, “em locais dentro do Estado da Cidade do Vaticano”, levando em consideração o estado de saúde do antigo núncio, como evidenciado por documentação médica.

Conforme relatado pelo Pe. Federico Lombardi a iniciativa levada a cabo pelos organismos judiciais do Estado “está em conformidade com a vontade manifestada pelo Papa para que um caso tão grave e delicado seja enfrentado sem demoras, com o rigor justo e necessário, com a plena assunção de responsabilidades por parte das instituições que são lideradas pela Santa Sé”. 

Sem comentários:

Enviar um comentário