Páginas

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Falece mais um religioso espanhol por causa do ebola

O irmão Manuel Garcia Viejo, da Ordem de São João de Deus, era missionário em Serra Leoa


Madrid, 26 de Setembro de 2014 (Zenit.org)


O irmão Manuel Garcia Viejo, da Ordem Hospitaleira de São João de Deus (OHSJD), faleceu em Madrid nesta quinta-feira à tarde. O irmão, de 69 anos e nacionalidade espanhola, era director médico do Hospital São João de Deus de Lunsar, em Serra Leoa, e tinha contraído o vírus do ebola.

Garcia Viejo era médico especialista em medicina tropical e pertencia à OHSJD havia 52 anos, tendo trabalhado durante os últimos trinta na África. Era director médico do Hospital São João de Deus em Lunsar desde 2002. Ao conhecer os resultados positivos do exame de ebola e manifestar o desejo de regressar à Espanha, o religioso foi repatriado e internado no hospital Carlos III, em Madrid.

A perda do irmão Manuel se une à também recente perda de outro irmão da Ordem, Miguel Pajares, o primeiro doente de ebola repatriado à Europa. Ele faleceu em 12 de Agosto, cinco dias depois de chegar a Madrid.

Anastasio Gil García, director nacional das OMP na Espanha, manifestou os pêsames de toda a família missionária e "se une à dor e às preces da família de sangue e da família religiosa do irmão Manuel. Sentimos a sua morte como a sentem os missionários ao ver a partida de um dos seus. Porém, nestes momentos de dor, renasce neles a esperança e a fidelidade para continuar onde estão os irmãos aos quais servem. Seu testemunho de vida continua sendo um necessário ponto de referência".

Por sua vez, a Ordem de São João de Deus, através de comunicado, "envia todo o seu apoio à família do irmão Manuel Garcia Viejo nestes difíceis momentos" e agradece “por todas as mostras de apoio que recebemos nestes dias”.

A notícia da morte do irmão Manuel chega um dia depois de o santo padre Francisco lançar mais um apelo na audiência geral para que se encare com firmeza a epidemia de ebola. O papa dedicou uma mensagem aos países da África que mais estão sofrendo: "Convido a rezar por eles e pelos que perderam tragicamente a vida. Desejo que não falte a ajuda da comunidade internacional para aliviar os sofrimentos desses nossos irmãos e irmãs".

Sem comentários:

Enviar um comentário