Páginas

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Irmã Maria do Divino Coração

Beatificada no dia 1 de Novembro de 1975, pelo papa Paulo VI, a Irmã Maria do Divino Coração está a caminho da canonização, a qual se prevê para o ano de 2015.

No Palácio Erbdrostenhof (Münster, Alemanha), a 8 de Setembro de 1863, dia da solenidade da Natividade de Nossa Senhora, nasceu Maria Droste zu Vischering, filha de uma das mais nobres famílias alemãs, que se distinguiu pela sua fidelidade à Igreja Católica durante a perseguição do Kulturkampf (movimento anticlerical alemão do século XIX, iniciado por Otto von Bismarck em 1872. As causas desse movimento foram, essencialmente, de natureza nacionalista).

Com uma infância feliz e normal esta menina que se distinguia pela sua inteligência, alegria, nobreza e riqueza, cedo compreendeu que os bens terrenos e as glórias dos homens eram supérfluas, caducas e irrelevantes.

Atraída pela mensagem cristã, Maria abandonou tudo em plena e livre decisão, para se consagrar inteiramente ao chamamento divino. Entrou no noviciado do Convento do Bom Pastor de Münster em 1889. O nome que tomou como religiosa da Congregação do Bom Pastor, Irmã Maria do Divino Coração, foi o seu verdadeiro programa de vida.

Cinco anos depois, a obediência chamou-a a uma missão especial em Portugal, para onde foi enviada inicialmente como Assistente da Superiora do Convento de Lisboa. De Fevereiro a Maio de 1894 permaneceu na capital portuguesa, mas em pouco tempo foi nomeada para o seu cargo definitivo de Madre Superiora do Convento das Irmãs do Bom Pastor do Porto.

Entre 1897 e 1898, a Irmã Maria, a pedido do próprio Jesus que se lhe continuava a revelar interiormente, escreveu ao Santo Padre Leão XIII a pedir-lhe que consagrasse o Género Humano ao Sagrado Coração de Jesus. 

O Papa Leão XIII, não só acedeu ao pedido, como afirmou ter sido este o acto mais grandioso do seu Pontificado, o qual teve lugar a 11 de Junho de 1899.

Terminada a missão que lhe foi confiada por Cristo, a Irmã Maria partiu para o Céu no dia 8 de Junho de 1899, para junto d’Aquele Divino Coração a quem dedicou toda a sua vida.

O seu corpo, encontrado incorrupto aquando da sua primeira exumação, está actualmente exposto para veneração pública na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Ermesinde, junto ao Convento do Bom Pastor, nessa mesma localidade.

Em 1964, a Irmã Maria do Divino Coração, condessa Droste zu Vischering, recebeu oficialmente o título de Venerável pela Congregação para as Causas dos Santos.

Nesta foto, a Irmã Maria Teresa (antiga Superiora Provincial das Irmãs do Bom Pastor em Portugal) mostra-nos uma fotografia inédita da exumação do corpo incorrupto da Irmã Maria do Divino Coração. Fortalecidos pelo seu sorriso confiante e convidativo, fica-nos a mensagem muito viva e refrescante da Esperança de que todos: «somos convidados a perceber que a verdadeira resposta está na completa generosidade, na indefectível confiança em Deus. Uma generosidade, uma confiança que se sobrepõe aos laços familiares, que vai para além da importância dos bens materiais, que ultrapassa a própria vida. A felicidade é proporcional à generosidade. Uma generosidade que, como sucede em qualquer outra tarefa verdadeiramente humana, implica esforço, trabalho, a assunção da própria cruz de cada dia, por amor. E é esta cadeia de gestos que nos introduz na escola do Mestre. Sem isso, diz o Senhor, “não podes ser meu discípulo”.

Esta adequada conjugação de projecto de Deus com a liberdade humana, de magnanimidade de Deus e generosidade humana, transforma as vidas e a Sociedade».

Nos tempos difíceis que as sociedades, o homem e o mundo em geral atravessam, não estará aqui a resposta às nossas angústias, sonhos, desejos e medos?

Maria Susana Mexia




Sem comentários:

Enviar um comentário