Páginas

terça-feira, 30 de setembro de 2014

O papa doa cem mil euros à Fundação Auschwitz-Birkenau

Francisco respondeu ao pedido internacional para sustentar o mais importante museu sobre o extermínio nazista


Cidade do Vaticano, 29 de Setembro de 2014 (Zenit.org)


O papa Francisco doou 100 mil euros à Fundação Auschwitz-Birkenau, que gere o maior museu sobre o tragicamente célebre campo de concentração alemão, situado, na verdade, na cidade polaca de Oswiecim. A informação foi divulgada nesta segunda-feira, 29, por Piotr Cywinski, presidente da fundação e director do museu.

O cardeal secretário de Estado, Pietro Parolin, escreveu na mensagem que acompanha a doação: "A soma não é grande porque as nossas possibilidades são limitadas, mas, com ela, expressamos o nosso pleno apoio ao projecto empreendido pela fundação".

O Vaticano é o 31º país em doar para o "fundo perpétuo" de 120 milhões de euros, estabelecido pela Fundação Auschwitz-Birkenau, para manter o museu.

Auschwitz-Birkenau é praticamente sinónimo do Holocausto e foi o maior campo nazista de extermínio. Entre 1940 e 1945, mais de 1,1 milhão de prisioneiros perdeu a vida nas suas instalações, a maioria deles judeus.

O complexo era formado por diversos campos de concentração e extermínio construídos pelo regime nazista após a invasão da Polónia pela Alemanha em 1939, episódio que deu início à Segunda Guerra Mundial.

A UNESCO declarou o museu de Auschwitz-Birkenau património da humanidade em 1979.

Sem comentários:

Enviar um comentário