Páginas

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Papa Francisco: por que uma viagem à Albânia?

O pontífice contou os seus motivos ainda no voo de volta da viagem apostólica à Coreia do Sul


Roma, 22 de Setembro de 2014 (Zenit.org)


No voo de retorno da viagem apostólica que fez à República da Coreia, em 18 de Agosto passado, o Santo Padre comentou, ao conversar com os jornalistas, que a viagem à Albânia tinha dois motivos importantes.

“Primeiro, porque eles conseguiram formar um governo, e pensemos nos Balcãs, um governo de unidade nacional entre islâmicos, ortodoxos e católicos, com um conselho inter-religioso que ajuda muito e que está muito bem equilibrado. E isso é muito bom, é harmónico".

Francisco complementou dizendo que "a presença do papa procura dizer a todos os povos: 'É possível trabalhar juntos'. Eu senti que seria uma ajuda em favor desse nobre povo".

“E tem mais”, prosseguiu o papa Francisco. “Vamos pensar na história da Albânia, que, do ponto de vista religioso, foi o único dos países comunistas que tinha na própria constituição o ateísmo prático. Se alguém ia à missa, era inconstitucional. Um dos ministros me comentou que foram destruídas, e eu quero ser preciso, 1.820 igrejas. Destruídas! Ortodoxas, católicas. E, naquele tempo, outras igrejas foram transformadas em cinemas, teatros, salões de baile...".

O papa concluiu: "Eu senti que tinha que ir”.

Sem comentários:

Enviar um comentário