Páginas

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

São Gerardo Sagredo

São Gerardo com a sua vida deu testemunho de assíduo serviço de evangelização, disse São João Paulo II


Horizonte, 24 de Setembro de 2014 (Zenit.org) Fabiano Farias de Medeiros


“São Gerardo com a sua vida deu testemunho de assíduo serviço de evangelização. Não procurou anunciar as próprias ideias, mas a boa nova de Cristo” falava o Papa João Paulo II sobre Gerardo Sagredo, nascido em Veneza na Itália no ano 980. Recebeu de seus pais uma esmerada educação fundamentada na fé. Desde cedo decidiu dedicar-se a Deus prestando serviço no mosteiro de San Giorgio Maggiore. Ordenou-se sacerdote e empreendeu uma peregrinação com destino á Jerusalém, passando pela Hungria onde conheceu o rei Estevão I que ficou maravilhado com a fé, piedade e qualidades de Gerardo.

Estevão reteve Gerardo para ser o orientador espiritual e pedagógico de seu filho Américo que veio a se tornar santo. Além da sua função de orientador, Gerardo pregava com intrepidez e fervor para a corte e para o povo que estava imerso em um profundo paganismo. Obteve grande êxito e o povo retornou e abraçou o cristianismo e quando Estevão I fundou a sede episcopal de Csanád, sagrou Gerardo como seu primeiro bispo.

Gerardo intensificou seu apostolado, principalmente no tocante aos pobres e doentes, com os quais tinha um zelo e piedade extrema, acolhendo e cuidando de suas feridas.  Reergueu a comunidade católica com base em seus fundamentos de fé e doutrina. Sobre isso o Papa João Paulo II dizia: “Compreendeu também que só pode nascer uma ordenada comunidade eclesial desta maneira: procurando a comunhão com Cristo e oferecendo a própria vida em serviço dos irmãos”.

O rei Estevão I faleceu em 1038 e o reino caiu em um profundo anarquismo por conta da sucessão do trono e esta anarquia se tornou uma perseguição ao cristianismo que florescia com o intuito de reestabelecer o culto pagão. Nessa ocasião, Gerardo estava celebrando a missa em uma aldeia chamada Giod e ao término foi para a cidade de Buda. Abordado por um grupo de soldados, o apedrejaram e atravessaram seu peito com uma lança. Em seguida, arrastaram o corpo para a beira de um penhasco chamado Blocksberg e o jogaram no rio Danúbio. Gerardo foi martirizado no dia 24 de Setembro de 1046.

Suas relíquias estão em Veneza e é celebrado como o “Apóstolo da Hungria”.

Sem comentários:

Enviar um comentário