Páginas

terça-feira, 23 de setembro de 2014

São Pio de Pietralcina

Acima de tudo, ele foi um religioso que sinceramente amou Cristo crucificado.


Horizonte, 23 de Setembro de 2014 (Zenit.org) Fabiano Farias de Medeiros


"Padre Pio é um daqueles homens extraordinários que Deus envia de vez em quando a terra para converter os homens" dizia Papa Bento XV sobre Francesco Forgione (Padre Pio), que nasceu no dia 25 de Maio de 1887 na cidade de Pietrelcina na Itália. Filho do piedoso casal Grazio Forgione e Maria Giuseppa De Nunzio, desde cedo se dedicou às coisas de Deus e ao amor a Nossa Senhora. Sua mãe narrava: "Não cometeu nunca nenhuma falta, não tinha caprichos, sempre obedeceu a mim e a seu pai, a cada manhã e a cada tarde ia à igreja visitar a Jesus e a Virgem”.

Recebeu o sacramento da primeira comunhão e do crisma aos 12 anos e no dia 06 de Janeiro de 1903 ingressou no noviciado da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos em Morcone. Recebeu o hábito e adoptou o nome de frei Pio. Fez os votos simples em 1904 e no ano 1907 professou os votos solenes. No dia 10 de Agosto de 1910 foi ordenado sacerdote na Catedral de Benevento. A partir daí Padre Pio começou a visitar os vários mosteiros da região e após algum tempo começou a padecer de fortes enfermidades e no dia 04 de setembro de 1916 fixou-se no convento de San Giovanni Rotondo. Ali Padre Pio começou uma profunda e devotada dedicação a levar Deus aos homens através do sacramento da confissão, do acolhimento e da oração. No dia 20 de setembro de 1918 recebeu os estigmas de Cristo, os quais permaneciam sempre vividos. Deles falava Padre Pio: O que posso dizer aos que me perguntam como é que aconteceu a minha crucifixação? Meu Deus! Que confusão e que humilhação eu tenho o dever de manifestar o que Tu tendes feito nessa mesquinha criatura!" Neste tempo Padre Pio também passou a sofrer as tentações e suplícios de satanás que investia contra o Padre afim de desviá-lo da vida espiritual.

Fundou a Casa “Sollievo della Sofferenza” no ano de 1956 para acolher os pobres e doentes e a pedido do Papa criou vários grupos de oração no intuito de levar esperança e renovar a fé do povo vitimado pela Guerra. Com amor e temor dedicava-se a cada um e dizia: "Ficarei na porta do Paraíso até o último dos meus filhos entrar".

Padre Pio faleceu no dia 23 de Setembro de 1968. Foi beatificado em 2 de Maio de 1999 e canonizado em 16 de Junho de 2002 pelo Papa Papa João Paulo II recebendo o nome de São Padre Pio de Pietralcina. Assim falou João Paulo II: "Acima de tudo, ele foi um religioso que sinceramente amou Cristo crucificado... Ele participou no mistério da Cruz."

Sem comentários:

Enviar um comentário