Páginas

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Satanás e seus "projectos" de destruição

Na festa dos Santos Arcanjos, o Papa em Santa Marta adverte contra as tentativas do diabo para destruir a humanidade por causa da inveja. Mas tranquiliza: "Os anjos nos defendem e o dragão foi vencido"


Roma, 29 de Setembro de 2014 (Zenit.org) Salvatore Cernuzio


No dia em que a Igreja celebra os Santos Arcanjos, o Papa fala de Satanás, na missa em Santa Marta, justamente para marcar a vitória de Miguel, Gabriel e Rafael contra "o grande dragão, a antiga serpente, que é chamado diabo."

A liturgia do dia apresenta imagens fortes: a visão do profeta Daniel da glória de Deus e o Filho do Homem, Jesus Cristo, diante do Pai: a luta do Arcanjo Miguel e suas legiões contra o diabo que "engana toda a terra". E, finalmente, a derrota do grande dragão, narrada no Apocalipse.

Nessa "luta entre o diabo e Deus" concentra-se a reflexão do Papa. Luta que - explica - "acontece depois que Satanás procura destruir a mulher que está prestes a dar à luz ao filho”. Satanás, de fato, "sempre tenta destruir o homem: O homem que Daniel viu ali, na glória, e que Jesus dizia a Natanael que viria na glória".

Desde as primeiras páginas, a Bíblia fala sobre essa "sedução" demoníaca que tinha como objectivo "destruir" a criatura do Criador. "Talvez por inveja", diz Bergoglio, porque, como lemos no Salmo 8: "Tu fizeste o homem superior aos anjos", e “esta inteligência tão grande do anjo não podia suportar esta humilhação, que uma criatura inferior fosse feita superior; e tentava destruí-la".
São muitos os "projectos" que Satanás procura, para realizar seu objectivo. "Muitos, mas muitos, muitos projectos de desumanização do homem, são obras dele, simplesmente porque ele odeia o homem", afirma o Santo Padre, que adverte contra esses perigos, porque, como consta na primeira página do Génesis, o diabo é "astuto", "apresenta as coisas como se fossem boas", quando "a sua intenção é a destruição."

Mas onde um anjo tenta nos aniquilar, outros três intervêm em nosso favor. "Os anjos nos defendem - garante Francisco - defendem o homem e defendem o Homem-Deus, o Homem superior, Jesus Cristo que é a perfeição da humanidade, o mais perfeito."

É por isso que "a Igreja honra os anjos":  que “estão na glória de Deus, porque defendem o grande mistério oculto de Deus, o Verbo que se fez carne."

Mas neste ciclo de ataque e defesa há uma tarefa para o povo de Deus, o chamado a "guardar em si mesmo o homem: o homem Jesus"; aquele "que dá a vida a todos os homens", destacou o Papa Francisco. Guarda-lo, mas também protegê-lo dos projectos de destruição de Satanás, que dá "explicações humanísticas que vão justamente contra o homem, contra a humanidade e contra Deus”:

“A luta – explicou o Papa- é uma realidade quotidiana, na vida cristã: no nosso coração, na nossa vida, na nossa família, no nosso povo, nas nossas igrejas... Se não se luta, seremos derrotados. Mas o Senhor deu esta missão principalmente aos anjos, de lutar e vencer”.

Rezemos aos Arcanjos – exortou o Papa -. Invoquemos Miguel, Gabriel e Rafael e recitemos “aquela oração antiga, mas tão bonita, do Arcanjo Miguel, para que continue a lutar para defender o maior mistério da humanidade: que o Verbo se fez homem, morreu e ressuscitou. “Este é o nosso tesouro – concluiu o Papa - Que ele continue a lutar para guardá-lo”.

Sem comentários:

Enviar um comentário