Páginas

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Visita do papa Francisco à Albânia: o depoimento de duas testemunhas da perseguição comunista

Na catedral, antes de rezar as vésperas, o Santo Padre abraça um sacerdote diocesano e uma freira estigmatina, ambos já idosos, sobreviventes do ódio contra a fé


Roma, 22 de Setembro de 2014 (Zenit.org)


Depois da visita à Universidade de Nossa Senhora do Bom Conselho, o Santo Padre se dirigiu à catedral de São Paulo, em Tirana, para celebrar as vésperas com os sacerdotes, religiosas, seminaristas e membros dos diversos movimentos leigos presentes na Albânia.

O arcebispo de Tirana, dom Rrok K. Mirdita, dedicou algumas palavras ao papa, depois das quais foram ouvidos o testemunho de um sacerdote e de uma religiosa, ambos idosos, que narraram a perseguição sofrida pelo regime comunista.

O padre Ernesto Simoni, sacerdote diocesano de 84 anos, se voltou aos ouvintes presentes e recordou que, com a chegada do partido comunista ao poder, começaram a ser presos e assassinados vários sacerdotes, que morreram clamando “Viva Cristo Rei!”. Seus superiores diocesanos foram fuzilados, exemplificou.

Simoni acrescentou que, depois de 8 anos de sacerdócio, o governo o descobriu, prendeu e levou para uma cadeia em que os detidos viviam em situação desumana. Nesse presídio, ele era torturado e lhe diziam: “Você apanha porque anuncia Jesus Cristo”, a quem queriam que ele renegasse. Quando estava prestes a morrer, o padre foi libertado.

O sacerdote lembrou também de quando, no cárcere, enviaram um falso preso para o fazer falar contra o comunismo e assim poder condená-lo. Ele passou dezoito anos preso. Na cela, tinha escrito: “Minha vida é Jesus”. Algum tempo depois da prisão, teve que fazer trabalhos forçados. Depois da queda do comunismo e do retorno da liberdade religiosa, o padre Ernesto Simoni voltou a trabalhar como pároco. Até hoje, ele atende 118 povoados.

Maria Caleta, religiosa estigmatina, contou que o seu pároco ficou preso durante oito anos e, ao ser solto quando já estava morrendo, não encontrou mais a sua paróquia. Ela tinha simplesmente deixado de existir. Hoje, o pároco está em processo de canonização.

A irmã Maria tinha passado sete anos na congregação das estigmatinas, até que os comunistas fecharam a comunidade e dispersaram as religiosas. Junto com outras pessoas, ela tentou manter a fé. “Às vezes eu ficava em dúvida se não estavam me espionando, mas continuava transmitindo a fé mesmo assim”, relatou.

Para ela também veio o tempo dos trabalhos forçados. Certo dia, na rua, uma mãe, pertencente a uma família comunista, lhe pediu que baptizasse o seu filho. A irmã temia que fosse uma armadilha, mas pegou água na própria rua e baptizou a criança. A freira falou ainda do desejo que sentia de ir à missa e receber os sacramentos, então proibidos. Hoje, declarou, quando pensa no passado, ela “se assombra por ter conseguido fazer o pouco que fez”.

Sem comentários:

Enviar um comentário