Páginas

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Apelo dos bispos sírios: "Se vocês querem a paz, não comercializem armas"

Em carta dirigida ao mundo e aos fiéis, os bispos afirmam que o fornecimento contínuo de armas alimenta a guerra na Síria


Roma, 30 de Outubro de 2014 (Zenit.org)


Há apenas uma maneira de contribuir concretamente pela paz: parar o tráfico de armas. Para afirmar esta verdade, os bispos católicos da Síria enviaram uma carta para o mundo e para os fiéis, em comunicado divulgado no final da Assembleia.

A Assembleia foi realizada em Damasco na terça-feira 28 e quarta-feira 29 de Outubro, e contou com a presença do Patriarca de Antioquia dos greco-melquita, Gregório III Laham, e 11 bispos católicos de seis ritos diferentes, juntamente com o Núncio Apostólico, Mario Zenari e Mons. Giovanni Pietro Dal Toso, secretário do Pontifício Conselho Cor Unum.

A presença de Mons. Dal Toso, que veio de Roma para encorajar, foi recebida com gratidão pelos bispos sírios, como afirma à Agência Fides Dom Georges Abou Khazen OFM, Vigário Apostólico de Aleppo para os católicos de rito latino. "No encontro - disse o bispo Abou Khazen - cada participante descreveu a situação e os problemas de sua própria diocese. Para todos a coisa mais importante a fazer é ficar perto dos fiéis, incentivá-los, consolá-los".

Mons. Khazen explicou a situação vivida pela Síria neste momento. "Nós caminhamos no escuro, não vemos uma saída, e só Cristo pode dar esperança aos nossos corações". Portanto, "os poderes do mundo devem saber que certamente não ajudam a paz se continuam a enviar armas.”

Por fim, um convite aos cristãos da Síria: "Convidamos todos a não fugir, a não deixar suas terras. Mas este é um apelo à consciência. Como pastores, vemos exactamente o que nosso povo está sofrendo. E não podemos forçar ninguém a ficar nessa situação onde não há trabalho, miséria aumenta a cada dia a, e a própria vida e a de seus entes queridos está sempre em perigo.”

Sem comentários:

Enviar um comentário