Páginas

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Católicos e veterocatólicos: perseverar no diálogo teológico

O Santo Padre Francisco recebe nesta quinta-feira uma delegação de bispos veterocatólicos. Apesar das dificuldades não cansar e continuar caminhando juntos, rezando juntos, e trabalhando juntos


Roma, 30 de Outubro de 2014 (Zenit.org)


O Santo Padre Francisco recebeu nesta quinta-feira uma delegação de bispos veterocatólicos da União de Utrecht.

A Igreja Católica Velha ou Veterocatólica é um conjunto de Igrejas agrupadas na União de Utrecht, com cerca de 2,3 milhões de seguidores. Elas se separaram de Roma ao não aceitar o dogma da infalibilidade papal.

O Papa considerou o encontro de hoje como “uma excelente oportunidade de reflexão no nosso caminho ecuménico comum". E disse que este ano se comemora o 50º aniversário desde que o Concílio Vaticano II promulgou o Decreto Unitatis redintegratio, abrindo uma nova era de relações ecuménicas.

Esclareceu que “foi possível construir pontes de compreensão mútua e de cooperação prática. E que se de um lado “nos alegramos sempre que podemos dar novos passos rumo a uma mais sólida comunhão de fé e de vida, do outro nos entristece perceber as novas divergências que surgiram entre os teólogos ao longo dos anos”. Porque para todos nós, “o trabalho da Comissão Internacional de diálogo católico – veterocatólica, tem um papel significativo na busca de uma crescente fidelidade à oração do Senhor: “Que todos sejam um”. E a separação “agora é mais difícil ser superada dado a nossa grande distância sobre temas sobre o ministério e o discernimento ético”.

Nesta situação, o Papa indica, o "desafio" que deve ser enfrentado é o de "perseverar em substancial diálogo teológico e continuar caminhando juntos, rezando juntos e trabalhando juntos em um maior e mais profundo espírito de conversão a tudo o que Cristo quer para a sua Igreja".

Francisco também lembrou que "em nossa separação existiram de ambos os lados, graves pecados e falhas humanas. Num espírito de perdão mútuo e de humilde arrependimento, agora precisamos fortalecer nossa reconciliação e paz”.

Portanto exortou: “Devemos sempre estar dispostos a ouvir e seguir os sussurros do Espírito que nos guia à plena verdade. Enquanto isso, no coração da Europa, tão confusa sobre sua identidade e vocação, existem muitas áreas nas quais os católicos e os veterocatólicos podem colaborar buscando responder à profunda crise espiritual que afecta os indivíduos e a sociedade".

"Há uma sede de Deus. Há um desejo profundo – acrescentou o Pontífice – de redescobrir o sentido da vida. E há uma necessidade urgente de um testemunho credível das verdades e dos valores do Evangelho. Nisto podemos apoiar-nos e incentivar-nos mutuamente, especialmente nas paróquias e nas comunidades locais. De fato, a alma do ecumenismo consiste na conversão do coração e na santidade de vida, junto com as orações particulares e públicas pela unidade dos cristãos”. Rezando uns com os outros, “nossas diferenças serão assumidas e superadas na fidelidade ao Senhor e ao seu Evangelho”. 

Sem comentários:

Enviar um comentário