Páginas

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Medellín: mil participantes do Congresso da Fundação Ratzinger

Os participantes receberam mensagens do Papa Francisco e do Papa Bento XVI


Roma, 23 de Outubro de 2014 (Zenit.org)


Uma média de Mil participantes no Congresso internacional "O respeito pela vida, caminho para a paz", que acontece hoje e amanhã na Universidade Pontifícia Bolivariana de Medellín, na Colômbia, fundada em 1936 e que conta actualmente com 25 mil alunos. É o quarto congresso promovido pela Fundação Vaticana Joseph Ratzinger - Bento XVI, depois daqueles de Bydgoszcz, na Polónia (2011), Rio de Janeiro, Brasil (2012) e Roma (2013).

Os participantes, em sua maioria colombianos, também vêm de outros países latino-americanos (Argentina, Brasil, Chile, Equador, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Venezuela), mas o Congresso conta também com participações de outros países, como a Bélgica, França, Itália, Holanda, Espanha e Índia.

Em uma mensagem assinada pelo Cardeal Secretário de Estado Pietro Parolin, dirigida ao Presidente da Fundação Ratzinger, monsenhor Giuseppe Antonio Scotti, o Papa Francisco saúda os organizadores e os participantes do Congresso, desejando que “à luz do Magistério da Igreja, reflictam sobre a relação inseparável que une a paz ao respeito pela vida humana, de modo que o desejo de paz, compartilhado por todos os homens de boa vontade, seja cada dia mais enraizado nos seus corações”.

"Em um mundo globalizado, que nos aproxima sempre mais e que, no entanto, não nos faz irmãos, mas na verdade muitas vezes incentiva a rivalidade e confronto - continua o texto - Sua Santidade convida-os a promover a cultura do encontro e do compromisso pelo bem comum, que começa com o respeito pela dignidade da pessoa, base da convivência humana e do desenvolvimento solidário de todos os povos”. A mensagem termina com a invocação da “protecção materna de Nossa Senhora de Chiquinquirá", padroeira da Colômbia.
Também o Papa Emérito Bento XVI enviou uma saudação ao Congresso de Medellín, definindo o tema "um assunto de grandíssima actualidade". "Na verdade, o compromisso com a paz - tão crucial em um mundo dilacerado pela violência - começa com o respeito incondicional pela vida humana, criada à imagem de Deus e, portanto, com uma dignidade absoluta - disse Bento XVI -. A fé em Deus Criador é o fundamento essencial da dignidade humana como parte essencial de qualquer ordem de direito. O tema da paz e o tema do respeito pela vida humana estão ligados à fé no Deus Criador como a verdadeira garantia da nossa dignidade".

"Todos nós sabemos que o Papa Paulo VI – venerado há alguns dias como Beato – esteve em Bogotá, em 1968, e da capital, inaugurou a II Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano, realizado depois em Medellín", disse monsenhor Giuseppe Antonio Scotti em sua introdução ao Congresso.

"Parece-me importante lembrar, ao começo desses nossos trabalhos, que é em Medellin, no fim dos anos Sessenta que a Igreja latino-americana assumiu e fez próprio o Concílio Vaticano II que tinha apenas terminado três anos antes, em 1965", acrescentou. Destacou em seguida que "hoje, como aconteceu em 1968, Medellín parece voltar a ser uma encruzilhada rica de futuro. Foi Paulo VI que em Bogotá, inaugurando a assembleia dos bispos que, em seguida, aconteceu em Medellín, disse: 'A paz!... repitamos o Nosso desejo pela paz; pela paz verdadeira, que nasce dos corações fieis e fraternos; a paz entre as classes sociais na justiça e na colaboração; a paz entre os povos na celebração de um humanismo iluminado pelo Evangelho; a paz da América Latina; a vossa paz’. A paz caminho para o futuro. Caminho que interessa não somente à Igreja, mas a toda a sociedade, todo o mundo”, concluiu monsenhor Scotti.

Os trabalhos irão continuar durante todo o dia, com as palestras do Arcebispo de Medellín Ricardo Tobón Restrepo, do arcebispo dominicano Jean-Louis Bruguès, arquivista e bibliotecário da Santa Romana Igreja, de Humberto de la Calle Lombana, chefe da delegação do governo para o diálogo de paz, de monsenhor Luis Romera Oñate, reitor magnífico da Pontifícia Universidade da Santa Cruz e presidente da Conferência dos Reitores das Universidades Pontifícias de Roma, do arcebispo Hector Balestrero, núncio apostólico na Colômbia, que destacará a situação sócio-política na América Latina. Além disso, estão previstas duas mesas temáticas, com os temas: "Leituras sócio-económicas do caminho para a paz e do respeito pela vida” e “O homem, uma leitura antropológica Ratzingeriana." 

Sem comentários:

Enviar um comentário