Páginas

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

O Papa e Evo Morales jantam juntos em Santa Marta

O encontro durou 90 minutos. O presidente boliviano está em Roma para participar do Encontro Internacional dos Movimentos Populares


Roma, 29 de Outubro de 2014 (Zenit.org)


O santo padre Francisco recebeu o Presidente da Bolívia, Evo Morales, nesta terça-feira à tarde no Vaticano. A visita é devida ao envolvimento do presidente no Encontro Internacional dos Movimentos Populares, organizado pelo Pontifício Conselho Justiça e Paz.

A sala de imprensa do Vaticano informou que por essa razão, a visita "não foi organizada por meio dos canais diplomáticos usuais". Também foi dito que a reunião privada e informal entre o Santo Padre e o Presidente "é uma expressão de afeto e proximidade ao povo e à Igreja na Bolívia e um apoio à melhoria das relações entre as Autoridades e a Igreja no país".

Enquanto isso, uma declaração do Governo da Bolívia informou ontem à tarde que o Papa e o presidente "se encontraram para jantar na Casa de Santa Marta". O encontro durou 90 minutos. Além do mais, observou que "Francisco e Morales compartilharam uma refeição a portas fechas" e que "se despediram muito fraternalmente” como quando se cumprimentaram pela manhã no Encontro Mundial dos Movimentos Populares.

O Ministro das Relações Exteriores da Bolívia, David Choquehuanca, chamou de emotivo e de uma amostra de fraternidade "o abraço que o presidente Morales e Francisco se deram na inauguração do Encontro Internacional dos Movimentos Populares".

Por sua parte, Morales disse que “cumprimentou a mensagem de justiça social (do papa Francisco), a sua mensagem para garantir moradia, trabalho, terra para o movimento camponês, indígena, nativo”. Além do mais, o presidente de origem indígena observou as propostas do Pontífice para acabar com a injustiça, a violência e a guerra. “Eu diria, realmente sinto que agora tenho Papa, comprometido com o seu povo, com o pensamento revolucionário, com sentimento social e, especialmente, com propostas para mudar e acabar com a injustiça, a violência e a guerra”, declarou.

Sem comentários:

Enviar um comentário