Páginas

terça-feira, 28 de outubro de 2014

«Rezar, crescer e cantar»

Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima leva «o carinho da Mãe» aos doentes do IPO, em Lisboa.

A imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima está presente este mês de Outubro na capela do Instituto Português de Oncologia, em Lisboa, para levar ânimo e esperança aos doentes que ali estão a ser tratados. 

A escolha deste mês para a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima não foi por acaso, já que este é um tempo forte dedicado a Maria e à oração do Rosário.

Carla Rocha, uma das organizadoras desta iniciativa, destaca a importância de “trazer o carinho da Mãe” àquele hospital, aos seus utentes, aos familiares que todos os dias os acompanham, independentemente do seu credo ou religião.

“Ter fé não é ser católico, é acreditar em algo, e todas as pessoas a partir do momento em que nascem têm fé, que alguém as vai alimentar, as vai vestir, as vai criar”.

Esta iniciativa pretende também contribuir para a “evangelização” das pessoas e para a divulgação da mensagem de Fátima no meio hospitalar.

Além das propostas de oração, a programação destes dias na capela do IPO de Lisboa procura levar confiança e alegria a utentes e familiares recorrendo a áreas como o teatro e a música.

No último domingo, a escritora Thereza Ameal e o seu filho, o músico e psicólogo João Ameal, levaram às crianças que ali estão a ser seguidas, e aos seus pais, o seu mais recente trabalho, o livro-CD “Rezar, crescer e cantar”.

Uma atividade que, segundo Thereza Ameal, pretendeu sobretudo colocar “um sorriso na cara” das crianças, que estão a passar por momentos mais difíceis.

“Perceberem que, com Deus, mesmo na doença é possível ser feliz”, salientou a autora.

Para João Ameal, poder “puxar por crianças e pais” a partir daquilo que “mais gosta, a música” e daquilo em que “acredita, a mensagem cristã”, tem sido “um grande privilégio”.

Até ao final do mês, vão prosseguir as iniciativas diárias na capela do IPO de Lisboa, com a participação de grupos de leigos e de vários movimentos cristãos, para as quais estão convidados todos os doentes, juntamente com os seus familiares e amigos.

No dia 31 de Outubro, D. Virgílio Antunes, bispo de Coimbra e antigo reitor do Santuário de Fátima, vai presidir naquele local a uma missa, a partir das 11h30, ocasião em que fará também uma abordagem ao significado atual da mensagem mariana.

Maria Susana Mexia


Sem comentários:

Enviar um comentário