Páginas

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

São Donato

São Donato testemunhou com vigor e beleza a eleição de Deus


Horizonte, 22 de Outubro de 2014 (Zenit.org) Fabiano Farias de Medeiros


Donato nasceu na Irlanda por volta do ano 800. São poucos os relatos referentes ao inicio de sua vida, mas conforme a Tradição veio de uma família nobre e recebeu sólida e esmerada formação católica. Permaneceu em sua cidade natal até completar seus estudos didácticos e religiosos. Aspirando aos dons espirituais, resolveu empreender uma peregrinação a Roma, percorrendo diversas regiões. Iniciou então sua viagem no ano 816.

Nesta viagem conclui seus estudos e foi ordenado sacerdote. Retornou para a Irlanda percorrendo a cidade de Fiesole, onde foi obrigado a permanecer por conta da invasão e saque dos normandos. Passada a invasão, o povo e o clero iniciaram a eleição de um novo Bispo e suscitado pelo Espírito Santo, Donato, mesmo forasteiro, foi escolhido para assumir o bispado no ano 829. Conta a tradição que seu bispado foi muito fecundo, pois era um homem muito culto e piedoso e zelou com fervor pela formação dos leigos e do próprio clero. Também escreveu diversas obras e conseguiu levantar a cidade após as invasões dos normandos. Construiu um hospital e um hospício, fundou a Igreja de Santa Brígida na Piacenza e dedicou aos peregrinos que iam para Roma ou para os lugares santos e depois doou tudo para a Abadia de São Columbano no dia 20 de Agosto de 850. Travou também um intenso combate contra os usurpadores dos bens da Igreja, dissipando-os.

No ano 850 foi para Roma por ocasião da coroação do imperador Ludovico que foi feita pelo Papa Leão IV. A partir daí conseguiu com Ludovico apoio financeiro para sua diocese. Em 861 foi convocado para o concílio convocado pelo Papa Nicolau I para julgar o Arcebispo João VII de Ravenna acusado de abuso de autoridade.  Ainda acompanharia os reis em suas empreitadas e peregrinações, orientando-os e confortando-os.

Donato faleceu no ano de 877 em Fiesole na Itália. A Igreja o incluiu no Martirológio celebrando-o no dia 22 de Outubro.

Sem comentários:

Enviar um comentário