Páginas

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

São João de Capistrano

Eu nunca tinha pensado sobre abraçar uma vida assim, mas se Deus quer eu vou obedecer, dizia São João de Capistrano


Horizonte, 23 de Outubro de 2014 (Zenit.org) Fabiano Farias de Medeiros


“Seja avançando, seja retrocedendo, seja golpeando ou sendo golpeados, invocai o nome de Jesus. Só nele há salvação”, bradava João que nasceu em Capistrano na pequena cidade de Abruzos em Napóles no dia 24 de Junho de 1386. Filho de nobres, sua infância é pouco conhecida e a Tradição já nos remete a sua esmerada educação na Universidade de Perúgia, onde estudou Direito Civil e Canónico e formou-se. Casou-se e em 1412 foi eleito governador da cidade. Na época João foi enviado como embaixador de paz para apaziguar um grande conflito entre Perúgia e os Malatesta, mas foi preso e durante o cativeiro sua esposa veio a falecer.

Ainda estava preso quando recebeu a visita de um franciscano que o indagou sobre entrar em sua ordem. Ao que ele respondeu: "Eu nunca tinha pensado sobre abraçar uma vida assim, mas se Deus quer eu vou obedecer.” Decidiu então percorrer o caminho religioso e após ser solto ingressou na Ordem dos Frades Menores no dia 04 de Outubro de 1416 e sob a orientação de São Bernardino de Sena deu segmento a sua caminhada. Dedicou-se firmemente ao jejum, orações e aos estudos da Palavra, ortodoxia e rigorosa ascese. Foi enviado a pregar em vários países como Europa, Croácia, Áustria, Hungria dentre outros e o destemor e intrepidez de sua pregação arrebanhava grandes multidões às praças.

Escrevia tratados contra as heresias e as combateu fortemente, de modo particular a heresia dos Fraticelli, a qual foi inquisidor a pedido do Papa Eugénio IV, banindo-a de vez da Itália. Foi ainda nomeado pelo Papa Nicolau V como líder da cruzada contra os otomanos e turcos. Conta a Tradição que uma flecha caiu do céu próximo de João e nela estava a inscrição: “Não temas; triunfarás sobre os turcos pela virtude de meu Nome e da santa cruz, que tu portas”.

Após saírem vencedores da grande batalha, João adquiriu a peste bubónica e faleceu no dia 23 de Outubro de 1456.  A Tradição apresenta duas possíveis datas para sua canonização: no ano 1690 pelo Papa Alexandre VIII e 1724 pelo Papa Bento XIII. João de Capistrano é celebrado como o padroeiro dos juízes.

Sem comentários:

Enviar um comentário