Páginas

terça-feira, 28 de outubro de 2014

São João Paulo II: Exposta em Roma camiseta manchada com o sangue do atentado

Uma enfermeira a recuperou secretamente na sala de cirurgia no 13 de Maio de 1981. A exposição é das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo


Roma, 28 de Outubro de 2014 (Zenit.org)


Na igreja Regina Mundi, em Roma, das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, está exposta uma relíquia muito especial de São João Paulo II. Trata-se da camiseta interior, manchada de sangue, que ele usava no dia do atentado na Praça de São Pedro, 13 de Maio de 1981.

Por ocasião da beatificação do pontífice polaco, a relíquia foi exposta pela primeira vez para a veneração dos fiéis. Atrás de uma moldura de vidro simples é possível ver umas manchas escuras e o buraco da bala que ficou alojada no abdómen de Karol Wojtyla.

A camiseta, que tem as iniciais JP bordadas em fio vermelho, foi abandonada na sala de operações, antes que a enfermeira Anna Stanghellini a resgatasse e a conservasse em segredo por vários anos. A enfermeira confessou o seu segredo à irmã Beatrice Priori no ano 2000 e o Vaticano cedeu a peça às Filhas da Caridade.

O pontífice polaco foi seriamente ferido por três tiros, na mão, abdómen e um braço, enquanto andava em um carro aberto durante um de seus percursos regulares na Praça de São Pedro, pelo atirador turco Mehmet Ali Agca. Em 1983 o Papa visitou o seu pretenso assassino na prisão Rebibbia, conversou com ele, e perdoou-lhe. Agca nunca explicou as razões que o levaram a atacar o Papa e, depois de passar quase 20 anos atrás das grades, foi perdoado no ano 2000 pelo presidente da Itália e depois extraditado para a Turquia.

Nunca se soube quem foram os mandantes do atentado, porque Agca foi um hábil despistador. Entre as hipóteses mais certas está o seu trabalho para o serviço secreto búlgaro pelo regime soviético, já que o Kremlin temia que o Papa São João Paulo II colocasse em dificuldade o império soviético.

O Papa João Paulo II atribuiu o milagre de ter se salvado à Virgem de Fátima, em cuja coroa está uma das balas disparadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário