Páginas

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

São Marcelo

"Que Deus te abençoe porque é assim que um mártir deve partir deste mundo, disse Marcelo antes de seu martírio.


Horizonte, 30 de Outubro de 2014 (Zenit.org) Fabiano Farias de Medeiros


"Eu só sirvo ao rei eterno, Jesus Cristo”, bradou Marcelo diante do juiz que questionava sua fé. Marcelo nasceu por volta do século III e era um centurião do exército pertencente à legião romana denominada Legio VII Gemina da cidade de Tânger.  Foi casado com Santa Nona e teve doze filhos.

Seguindo ordens, foi enviado para participar das comemorações do aniversário do Imperador Maximiano. Durante estas comemorações era exigido que os participantes honrassem a estátua do imperador fazendo reverência e lançando incenso sobre um braseiro. Por sua fé, o centurião negou-se a cumprir tal imposição e lançou fora seu cinto, sua arma e sua insígnia de centurião declarando-se cristão. Marcelo foi detido e então levado à presença do comandante Anastácio Fortunato.  Este indicou seu caso para o prefeito pretoriano Aurélio de Agrícola que o interrogou sobre sua atitude. Ás perguntas do prefeito respondeu Marcelo: "No vigésimo primeiro de Julho, nos padrões de sua legião, quando celebrou-se o festival do Imperador, fiz responder abertamente e em voz alta que eu era cristão e não poderia servir a esta autoridade, mas apenas à autoridade de Jesus Cristo, o Filho de Deus Pai Todo-Poderoso."

Aurélio chamou então o escrivão Cassiano para redigir a ata e este julgando ser uma grande injustiça o fato e motivado pelo testemunho de Marcelo, lançou fora sua pena e livro e declarou-se também cristão. Foram então condenados à morte por decapitação. Ao se encaminhar para a execução, Marcelo olhou para Aurélio e lhe disse: "Que Deus te abençoe porque é assim que um mártir deve partir deste mundo”.

São Marcelo é comemorado dia 30 de Outubro e Cassiano no dia 03 de Dezembro.



in

Sem comentários:

Enviar um comentário