Páginas

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Argentina: Eu não acredito em Deus, mas sou católico

Aumenta o número de pessoas que não acreditam (4%), mas também aqueles que se professam católicos (13%)


Roma, 24 de Novembro de 2014 (Zenit.org)


Um fato curioso, retirado de uma pesquisa que acaba de ser publicada na Argentina: diminui o número das pessoas que declaram que acreditam em Deus, enquanto que aumenta o das pessoas que se dizem católica. A Universidade Católica Argentina regista o paradoxo singular no relatório periódico sobre a situação religiosa do país, que desta vez concentra a atenção nos “Argentinos e na família”.

A amostra que tem sido estudada é notável, nada menos do que 5.700 núcleos habitacionais, no final de 2013. O resultado mostra que, em dois anos, 2011-2013, aumentou em 4 por cento o número de pessoas que não acreditam em Deus, mas no mesmo período também aumentou 13 por cento a das pessoas que se identificam como católicos.

O percentual de neo-católicos, notável, considerando o curto período de tempo estudado, se explica, "mas merece mais investigações em trabalhos futuros, por causa da escolha de Bergoglio em Março de 2013 e o entusiasmo que gerou no país de origem”.

Sobre o resto, poucas surpresas: entre os católicos que frequentam a missa pelo menos uma vez por semana, que a pesquisa descreve como "comprometidos", dois em cada dez são a favor de uma lei que permita o aborto e um em cada dez considera que a noção de matrimónio deve ser estendida também aos casais do mesmo sexo.

Sem comentários:

Enviar um comentário